Jovens de Maria

3 ensinamentos de Rute sobre fidelidade

Escrito por Priscila Ferreira

23 OUT 2019 - 08H31 (Atualizada em 05 MAR 2021 - 08H38)

shutterstock

Você já leu o livro de Rute? Nesse mês dedicado à Mulher, nada melhor do que nos aprofundarmos na vida daquelas que foram profetizas, justas, caridosas, fiéis diante de Deus e dos homens.

Para mim, Rute é uma das mulheres na Bíblia que mais nos ensinam sobre fidelidade. Por isso, vem conferir 3 curiosidades sobre ela! (Desculpa, mas já aviso: O conteúdo está cheio spoilers!)

Leia MaisA poderosa intercessão de Nossa Senhora acalma as nossas tempestades

1- Após a morte do sogro, tanto seu cunhado como o marido morreram. Um sofrimento tão grande que não conseguimos nem imaginar, não é mesmo? 

O que parecia ser um fim, foi também um recomeço. Rute estendeu as promessas matrimoniais para Noemi, sua sogra, e decidiu ficar com ela até o fim.

Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti, pois para onde fores, irei também, onde for tua morada, será também a minha; teu povo será meu povo e teu Deus será o meu Deus. (Rt 1,16)

2- Com a morte do seu marido e dos seus filhos, Noemi decidiu voltar para sua terra natalMesmo Rute sendo moabita, de uma outra descendência, a acompanhou e se pôs a respigar, ou seja, ela foi até um campo cheio de trigo e tentava recolher as espigas que ficavam para trás, pegava as sobras.

Leia MaisComo confiar na Providência Divina?

Rute não se preocupou com as incertezas da vida, mas mergulhou em um dos reflexos da fidelidade: a confiança. E encontrou a misericórdia de Deus, através do dono do campo.

“Booz disse a Rute: “Ouça, minha filha. Não vás respigar noutro campo, nem te afastes daqui, mas fica junto com minhas criadas. Observa o terreno que os homens estiverem ceifando e vai atrás deles. Ordenei aos servos para não te molestarem. Quando tiveres sede, vai procurar os cântaros e bebe da água que os servos tiverem buscado” (Rt 2,8-9)


Shutterstock/ Billion Photos
Shutterstock/  Billion Photos


3-   Após saber de todo o cuidado que Booz tinha com Rute, Noemi não perdeu tempo e  propôs o casamento entre os doisRute, sem questionar ou titubear, seguiu as instruções de Noemi.

Sabe qual foi o resultado? O casamento rolou, teve festa e tudo mais. Rute também teve um bebê e seu nome está inscrito na história daquelas que são fieis e fieis até o fim. 

"Assim Booz desposou Rute, que se tornou sua esposa. Uniu-se a ela, e Javé deu a Rute a graça de conceber, e ela deu à luz um filho. As mulheres disseram então a Noemi: 'Bendito seja Javé que não te deixou hoje sem um redentor; que o nome dele seja famoso em Israel! Possa ele reanimar tua vida e te apoiar na velhice, pois quem o gerou é tua nora, que te ama e que vale para ti mais do que sete filhos'. Noemi tomou o menino no colo e serviu-lhe de ama. As vizinhas* deram-lhe um nome, dizendo: 'Nasceu um filho a Noemi' e o chamaram Obed. Foi ele o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4, 13-17)

:: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do WhatsApp ou demais redes sociais, logo abaixo do título!

1 Comentário

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Jovens de Maria

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...