Crescendo na Fé

Devo amar a sogra também?

João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)

Escrito por João Antônio Johas Leão

15 SET 2017 - 11H00 (Atualizada em 28 ABR 2021 - 17H02)

Shutterstock

“Não insistais comigo para que te deixe, pois para onde fores,
irei também, onde for tua moradia, será também a minha;
teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus.
Onde morreres, quero morrer e ser sepultada.
Que Iahweh me mande este castigo e acrescente mais este se outra coisa,
a não ser a morte, me separar de ti!”


:: Quero namorar, mas o sogro não deixa

Depois de ler com cuidado essa passagem bíblica, pense por um instante em que contexto ela pode estar. De propósito, não coloquei a referência logo depois, porque acabaria com toda a brincadeira. Seria um dos discípulos de Jesus declarando sua fidelidade até a morte? Ou talvez um vassalo jurando fidelidade ao seu rei? Longe disso. Por incrível que pareça, é uma nora se dirigindo à sua sogra.

Essa passagem está no livro de Rute, que é justamente a nora em questão, que se dirige a Naomi, sua sogra. A relação delas é bem diferente daquelas brincadeiras que fazemos com relação às nossas sogras de hoje em dia, não é verdade? Você já se imaginou dizendo isso para a sua?

E olha que o Contexto deixa tudo ainda mais impressionante. Depois de mais de dez anos casada, Rute vê seu marido falecer mais ou menos ao mesmo tempo que seu irmão. Eles eram os dois únicos filhos de Noemi, que já era viúva. Sozinha, Noemi decide voltar para seu país e, incrivelmente, as noras decidem ir junto, deixando para trás suas próprias famílias.

Noemi ainda tenta persuadir suas duas noras, Rute e Orfa, a ficarem com seus familiares e buscarem um novo casamento. É um conselho muito razoável, não acham? E uma das duas, Orfa, aceita e volta para a casa de seus pais. Rute, no entanto, está decidida a ir com Noemi, e é nesse instante que diz aquilo que está no início do texto. Agora sim podemos colocar a referência para você procurar na Bíblia. A passagem se encontra em no primeiro capítulo do livro de Rute, são os versículos dezesseis e dezessete (Rt 1, 16-17).

TierneyMJ/ Shutterstock
TierneyMJ/ Shutterstock


Não se diz que 'Deus escreve certo por linhas tortas'? Também não está escrito que 'Deus pode tirar coisas muito boas de grandes males'? Pois é. 

Se ficar sozinha no mundo com a sogra hoje é considerado um grande mal (Brincadeira, hein pessoal?), Deus tirou daí um bem muito grande. Qual? É que Rute conheceria já em Israel um outro senhor com o qual se casaria. E depois de umas gerações desse casamento, nasceria o grande Rei Davi, importantíssimo para a história da salvação do povo de Israel e para a nossa fé cristã, pois dessa estirpe é também o próprio Jesus. Talvez se você passar mais tempo com a sua sogra, Deus também possa tirar bens que você nem imagina!

Leia Mais3 ensinamentos de Rute sobre fidelidadeBrincadeiras à parte, é muito interessante notar que as relações que possuem Deus no centro sempre trazem bons frutos. Lembrem-se que Rute disse “seu Deus será o meu Deus”. Orfa, por outro lado, voltou para sua casa e, supostamente, para os deuses estrangeiros também. Não se trata de um juízo de religiões, mas simplesmente da constatação de que uma amizade verdadeira centrada em Deus - mesmo que essa amizade seja com a sogra (Brincadeira de novo, hein!) - trará bons frutos.

E não nos devemos centrar simplesmente nos frutos, mas na experiência mesma de uma relação tão intensa e verdadeira pela qual vale a pena deixar tudo, como fez Rute. Essa amizade estamos chamados a ter não só com sogra (também com ela), mas, sobretudo, com o próprio Deus.

A amizade com Ele, se é o centro das nossas vidas e o centro de todas as nossas outras relações (inclusive a relação com a sogra), dá sentido à nossa existência e a preenche do único sentido verdadeiramente pleno, que é o Amor.

:: Gostou do artigo? Tem algum testemunho bacana com sua sogra?
Conte para nós aqui nos comentários!

Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...