Por João Antônio Johas - Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 26 SET 2017 - 13H36

Devo amar a sogra também?

“Não insistais comigo para que te deixe, pois para onde fores, irei também, onde for tua moradia, será também a minha; teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus. Onde morreres, quero morrer e ser sepultada. Que Iahweh me mande este castigo e acrescente mais este se outra coisa, a não ser a morte, me separar de ti! ”

:: Quero namorar, mas o sogro não deixa

Shutterstock
Shutterstock


Depois de ler com cuidado essa passagem bíblica, pense por um instante em que contexto ela pode estar. De propósito não coloquei a referência logo depois porque acabaria com toda a brincadeira. Seria um dos discípulos de Jesus declarando sua fidelidade até a morte? Ou talvez um vassalo jurando fidelidade ao seu rei? Longe disso. Por incrível que pareça, é uma nora se dirigindo a sua sogra.

Essa passagem está no livro de Rute, que é justamente a nora em questão que se dirige a Naomi, sua sogra. A relação delas é bem diferente daquelas brincadeiras que fazemos com relação as nossas sogras de hoje em dia, não é verdade? Você já se imaginou dizendo isso para a sua?

E olha que o contexto deixa tudo ainda mais impressionante. Depois de mais de dez anos casada, Rute vê seu marido falecer mais ou menos ao mesmo tempo que seu irmão. Eles eram os dois únicos filhos de Noemi, que já era viúva. Sozinha, Noemi decide voltar para seu país e, incrivelmente, as noras decidem ir juntas deixando para trás suas próprias famílias.

Noemi ainda tenta persuadir suas duas noras, Rute e Orfa, a ficarem com seus familiares e buscarem um novo casamento. É um conselho muito razoável, não acham? E uma das duas, Orfa, aceita e volta para a casa de seus pais. Rute, no entanto, está decidida a ir com Noemi e é nesse instante que diz aquilo que está no início do texto. Agora sim podemos colocar a referência para você procurar na Bíblia. A passagem se encontra em no primeiro capítulo do livro de Rute, são os versículos dezesseis e dezessete (Rt 1, 16-17).

Não se diz que Deus escreve certo por linhas tortas? Também não está escrito que Deus pode tirar coisas muito boas de grandes males? Pois é, se ficar sozinha no mundo com a sogra hoje é considerado um grande mal (Brincadeira em pessoal), Deus tirou daí um bem muito grande. Qual? É que Rute conheceria já em Israel um outro senhor com o qual se casaria. E depois de umas gerações desse casamento nasceria o grande Rei Davi, importantíssimo para a história da salvação do povo de Israel e para a nossa fé cristã pois dessa estirpe é também o próprio Jesus. Talvez se você passar mais tempo com a sua sogra, Deus também possa tirar bens que você nem imagina!

Brincadeiras à parte, é muito interessante notar que as relações que possuem Deus no centro sempre trazem bons frutos. Lembrem-se que Rute disse “seu Deus será o meu Deus”. Orfa, por outro lado, voltou para sua casa e, supostamente, para os deuses estrangeiros também. Não se trata de um juízo de religiões, simplesmente da constatação de que uma amizade verdadeira centrada em Deus, mesmo que essa amizade seja com a sogra (Brincadeira de novo heim!), trará bons frutos.

E não nos devemos centrar simplesmente nos frutos, mas na experiência mesma de uma relação tão intensa e verdadeira pela qual vale a pena deixar tudo como fez Rute. Essa amizade estamos chamados a ter não só com sogra (Também com ela), mas sobretudo com o próprio Deus. A amizade com ele, se é o centro das nossas vidas e o centro de todas as nossas outras relações (Inclusive a relação com a sogra), dá sentido à nossa existencia e a preenche do único sentido verdadeiramente pleno que é o amor.

Escrito por
Irmão João Antônio Johas (Redação A12.com)
João Antônio Johas - Jovens de Maria

Licenciando em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-graduando em Antropologia Cristã pela Universidade Católica San Pablo em Arequipa, Peru.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.