Como cristão, batizado, filho de Deus, filho da Igreja e apóstolo, não posso entender meu caminho de santidade sem Maria, Nossa Senhora. Como dizia no começo do século XX o Santo Papa Pio X:
“Não há caminho mais seguro e plano do que Maria para chegar a Cristo, a Ele unir-se e obter por seu intermédio a perfeita adoção de filhos”.
Maria era chamada “auxiliadora” pelos primeiros cristãos. Tanto assim que os dois títulos que aparecem em antigos monumentos no Oriente são: Mãe de Deus (Teotókos) e Auxiliadora (Boetéia, que mais especificamente quer dizer “a que traz auxílios vindos do Céu”).
Santos como São João Crisóstomo, São Sabas e São Sofrônio a chamavam com este título, sendo São João Damasceno o primeiro a propagar a jaculatória:
“Maria Auxiliadora, rogai por nós”.
Sua festa surgiu no tempo da Revolução Francesa, pois estando prisioneiro Pio VII do imperador francês Napoleão Bonaparte, dedicou este Papa suas orações a Maria Auxiliadora, para que protegesse a Igreja.
Foi numa aparição a São João Bosco que esta devoção tomou forma. Dom Bosco dizia:
“No Céu ficaremos gratamente surpresos por conhecer tudo o que Maria Auxiliadora tem feito por nós na terra”.
No contexto atual de pandemia, temos que lembrar que é Ela quem nos sustenta nos tempos difíceis. Ela, que fez silêncio e guardou todas as coisas importantes no seu coração, está intercedendo por cada um de nós neste tempo de quarentena, de incertezas e de sofrimento em que vivemos.
Leia MaisTer Nossa Senhora como melhor amiga é o melhor presente!Qual o valor da devoção a Nossa Senhora?
Por fim, reparemos que o título deste artigo inclui as palavras “auxílio de que precisamos”, pois o que precisamos vem de Deus – “Deus coopera em tudo para o bem daqueles que O amam” (Rm 8, 28).
Certamente Deus não nos faz mal, porque Deus é bom e fiel a Si mesmo, e não provoca o mal, mas Ele o permite. Isto que é um mistério e, muitas vezes, nos custa compreendê-lo; e isto é, precisamente, o que precisamos pedir para Nossa Senhora:
Santa Maria, ajuda-me a compreender esse auxílio que Teu Filho Encarnado, nosso Redentor e Reconciliador, nos outorga a todo momento!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login