Na era de tanta informação, nos jornais, nas ruas, na mídia social, na internet, não é raro encontrarmos histórias maravilhosas testemunhando uma aparente ação milagrosa de Deus. São curas, bênçãos, soluções a problemas intrincados, ou até mesmo situações inusitadas como imagens sagradas mantidas intactas depois de alguma catástrofe natural. Sem falar que não é sempre fácil separar as histórias verídicas das invenções ou crenças sem fundamento.
Mas, independentemente da verificação dos fatos, não é verdade que, por momentos, a nossa sensação é de que os milagres não acontecem para todo mundo? Ou, dito de outra maneira, você já pensou que os milagres nunca acontecem com você, mas só com os outros?
Leia MaisSanto de casa não faz milagre?Você acredita em milagres? Bom, o milagre, como entende a Igreja, é, por si só, um dom extraordinário, ou seja, por definição, não acontece para todo mundo nem a toda hora. Reclamá-lo pode até mesmo ser sinal de pouca fé, já que a graça ordinária santificante, que todos podemos receber na medida de nossa comunhão com Deus e a Igreja, é dom incalculável de amor e salvação. É dom que vai além do bastante, e transborda todo pensamento humano.
Isso sem contar que toda graça reclama uma resposta, como ensina o Catecismo da Igreja, no número 2002:
“A livre iniciativa de Deus reclama a resposta livre do homem”.
Se eu for testemunha de uma graça extraordinária, ou melhor, se eu for beneficiário de um milagre, será que entendo que isso está orientado a um compromisso sempre mais sério com minha vida de fé?
Por outro lado, toda graça extraordinária, como o dom dos milagres está ordenada à graça salvífica de Deus que em Cristo é entregue, livremente e superabundantemente, a todos os seres humanos (Catecismo, nº 2003). Ou seja, se Deus oferece o dom do milagre e atua extraordinariamente na vida de seus filhos, é para chamá-los à vida de graça derramada em sua Igreja ordinariamente, mediante a ação de seu Espírito Santo.
Leia MaisJovem testemunha cura por intercessão de Nossa Senhora AparecidaA vida na Igreja é um constante milagre. Essa frase não é um clichê, não é um bordão de marketing ou midiático. É a verdade mais profunda, que define a vida de um batizado na Igreja. Eu e você vivemos uma experiência de milagre constante, transformada pelo amor de Deus em algo de todos os dias, “ordinário”. E fato é que, se de nossos méritos se tratasse, nem graça extraordinária teríamos.
É por gratuidade amorosa de Deus que vivemos na Igreja, insertos em Cristo, em constante relação com o Pai no Espírito, todos os dias, todas as horas que quisermos. E se existem os milagres, e se somos nós destinatários de um milagre, é para que cada vez mais vivamos essa “extraordinária ordinariedade” da salvação em Cristo, em profunda ação de graças, todos os dias, em todos os momentos e em todos os lugares.
Aventura Sustentável (retomada Laudato Si): Desbravando caminhos para um mundo melhor
Saiba mais sobre a Laudato Si e cuide da Casa Comum.
Amor fraterno em palavras: Mensagens adoráveis para derreter o coração do seu irmão
Conheça mensagens emocionantes , repletas de amor e envie para seu (ua) irmão(ã)
Exaltação da cruz: Uma tradição que encanta corações
A festa da Exaltação da Santa Cruz é celebrada no dia 14 de Setembro. Entenda melhor sobre importância dessa celebração para vivermos os dias atuais.
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login