Por Priscila Ferreira Em Crescendo na Fé Atualizada em 01 OUT 2020 - 16H16

Posso colocar nome no meu anjo da guarda?

Shutterstock/ Luis Molinero
Shutterstock/ Luis Molinero


É comum escutarmos pessoas relacionando o dia do nascimento com o nome do seu anjo da guarda
. E pode surgir essa dúvida em você : posso colocar também um nome no meu?

Ocorre que Deus nos deu a oportunidade de conhecer apenas o nome de três anjos: São Gabriel, São Rafael e São Miguel, mesmo tendo criado milhões e milhões desses seres espirituais. Isso significa que o nome dos demais está além da nossa capacidade de compreensão. Outros personagens bíblicos tentaram saber o nome dos mensageiros. Porém, sem nenhum êxito.

Shutterstock/ Renata Sedmakova
Shutterstock/ Renata Sedmakova


O pai de Sansão, Manué, foi um deles: “Manué perguntou ao anjo de Javé: ‘Qual é teu nome, para que possamos honrar-te quando se cumprir tua palavra?' O anjo de Javé respondeu-lhe: ‘Por que perguntas por meu nome? Ele é maravilhoso!” (Jz 13, 17-18)

Outro aspecto, que não nos permite dar nome aos anjos é a falta de autoridade. Isso mesmo. Deus permitiu que Adão e Eva colocassem o nome em todos os animais. Seres que estão abaixo de nós na hierarquia da criação. Mas não o nome de seres superiores como os anjos, que são Espíritos Puros.

Apenas Deus pode dar o nome aos anjos. Os nomes têm relação com a missão a que são chamados a cumprir. Só nosso Criador sabe qual missão é essa. Por isso também, a Igreja desaconselha essa prática:

“É de se rechaçar o costume de dar aos anjos nomes particulares, com exceção de Miguel, Gabriel e Rafael, que aparecem nas Escrituras” (Diretório sobre a piedade popular e a liturgia: princípios e orientações, 13 de maio de 2002, n. 217.)

Portanto, antes de sair por aí chamando qualquer um de "meu anjo", saiba que somente Deus conhece a cada um de seus anjos pelo nome, porém nos deu a graça de termos a todos eles como amigos!

#Para todos lerem: Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.