Por Jovens de Maria Em Dica de Cinema

Dica de Cinema: Casa Comigo?

O que você salvaria em uma casa em chamas se tivesse apenas 60 segundos?

O Papa Francisco viaja para a Irlanda nos dias 25 e 26 de agosto. A data coincide com a conclusão do Encontro Internacional da Igreja sobre as Famílias. E fui desafiado, não intencionalmente, a ver com novos olhos um filme no qual o roteiro – aparentemente comum – se passa nessa região.

imagem de reprodução do filme
imagem de reprodução do filme

Casa Comigo (filme de 2010 do diretor Anand Tucker, com Amy Adams e Matthew Goode), uma comédia romântica daquelas que ainda valem a pena assistir e aprender algo, nos questiona sobre o que realmente importa. Às vezes, temos tudo o que sempre quisemos, mas nada do que precisamos de verdade.

Enquanto uma moça calculista espera ansiosamente pelo pedido de casamento que nunca ocorre, ela é lembrada pelo pai que, na Irlanda, há a tradição de a mulher pedir o homem em casamento todo dia 29 de fevereiro; mas faltam apenas alguns dias até a data.

Então, ela decide sair de Boston e ir a Dublin para realizar o feito, enquanto o namorado está na capital irlandesa num congresso de Cardiologia. Precisa em tudo o que faz, terá de aprender que a vida não é um apartamento, que arrumamos de forma calculada, milimetricamente perfeita.

Precisamos crer que vamos chegar onde temos de estar e que, sim, há algo errado em querer ser “tudo conforme eu imagino e quero”.

Numa vila irlandesa, vai aprender que o que realmente importa é o que nós decidimos pegar em 60 segundos, quando percebemos que nossa casa está pegando fogo. Interessante é que, o que importa de fato, acontece exatamente quando deixamos de calcular a vida, tratando-a como uma fórmula matemática de aparências em que todos nos parabenizam, mas que não nos realiza.

Mês vocacional: vale a pena a reflexão também!

Como cristãos, cremos que nossas vidas não são meras junções de ocorrências aleatórias ou que apenas se resumem ao que decidimos. Há Alguém que tem um plano de amor para cada um de nós e que nos surpreende, às vezes 'rindo' de nossos cálculos com a simplicidade das coisas.

Idealizamos tudo e não chegamos a lugar algum, por sempre esperarmos que saia do modo como imaginamos. A vida é viva; o que nos cabe é vivê-la da mesma forma bela em que ela se apresenta.

Vocação é assim, família é assim, o amor da sua vida pode ser assim. Calculamos e pensamos do nosso modo e nos deparamos com chuva, granizo, trens atrasados, castelos ruídos, que parecem apenas nos atrapalhar, mas que estão nos planos de um outro Ser, que sabe muito bem o que está fazendo. “Meus pensamentos estão muito acima dos vossos”, diz Deus pelo profeta.

E o mais lindo disso tudo? Não é coisa de filme!

Assista ao trailer legendado de Casa Comigo:


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Dica de Cinema

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.