Por Jovens de Maria Em Notícias Atualizada em 25 MAR 2019 - 14H29

Papa Francisco assina Exortação Apostólica do Sínodo dos Jovens

O Papa Francisco assinou hoje (25) a Exortação Apostólica do Sínodo dos Jovens, durante sua visita à cidade de Loreto, que fica na região de Marche, na Itália. O novo documento recebeu o nome de Christus vivit  (Cristo vive".

Santa Sé
Santa Sé

A assinatura aconteceu no dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor e durante a visita do papa ao Santuário da Santa Casa de Loreto, local que, segundo a tradição, estão conservadas as paredes onde a Virgem Maria disse seu "sim" ao projeto de Deus.

A anunciação e o Sínodo dos Jovens

Segundo Francisco, a dinâmica da vocação acontece no momento da Anunciação e é expressa nos três pilares que marcaram o Sínodo dos Jovens: escuta da Palavra, discernimento e decisão.

O primeiro momento, o da escuta, manifesta-se nas palavras do anjo: "Não temas Maria, [...] conceberás um filho, lhe darás à luz e o chamarás Jesus". “É sempre Deus quem toma a iniciativa de chamar a segui-lo”, disse o Papa, acrescentando que precisamos estar prontos e dispostos a escutar e acolher a voz de Deus, que não se reconhece no barulho e na agitação.

O segundo momento típico de cada vocação é o discernimento, expresso nas palavras de Maria: “Como acontecerá isso?”. Maria não duvida, explicou o Papa, pelo contrário, quer descobrir todas as surpresas de Deus. E esta é a atitude do discípulo: colaborar com a iniciativa gratuita do Senhor para aprofundar as próprias capacidades.

A decisão é a terceira fase que caracteriza cada vocação cristã, explicitada na resposta de Maria ao anjo: “Faça-me em mim segundo a tua palavra”. “Maria é o modelo de toda vocação e a inspiradora de toda pastoral vocacional: os jovens que estão em busca e se interrogam sobre seu futuro, podem encontrar em Maria Aquela que os ajuda a discernir o projeto de Deus sobre si mesmos e a força para aderir a ele”.

O Sínodo dos Bispos

Com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o sínodo aconteceu em outubro de 2018, no Vaticano, com representantes da Igreja de todo o mundo e também diversos jovens, que puderam contribuir de forma significativa com os trabalhos sinodais.

:: Leia o documento final do Sínodo dos Jovens na íntegra

:: Veja o infográfico especial sobre o Sínodo dos Jovens

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.