É comum pais e educadores encontrarem dificuldades para falar sobre a morte com as crianças. Há um desconforto compreensível, mas que não deve levar a omitir o tema ou inventar histórias que possam confundi-las.
Mas como então falar sobre o assunto com os pequenos? Com a proximidade do Dia de Finados, no próximo domingo (2), as visitas aos cemitérios aumentam, em memória aos falecidos, e o portal A12 responde essa questão a partir da fala de psicólogos.
Para começar, o psicólogo Gabriel Carvalho Franco, professor universitário de psicologia, explica o porque é importante falar com sinceridade com as crianças sobre a morte:
A depender da faixa etária, a criança não compreende que a morte é irreversível e tende a misturar fantasia e realidade e a medida que vai crescendo ela vai, aos poucos, assimilando melhor.
Embora existam esses graus de compreensão no decorrer do desenvolvimento infantil, o psicólogo Gabriel Franco, destacou também que o contexto da morte deve ser inserido no conhecimento das crianças desde bem pequenas, mesmo que seja a morte de um animal de estimação ou uma plantinha.
Além disso, ele explicou que é importante responder às perguntas da criança com amor e sinceridade, permitir que elas expressem o que sentem e, se desejarem, participem dos rituais de despedida, sempre com preparo e respeito.
Na sequência, o psicólogo disse que a partir dos 3 ou 4 anos a criança já começa a compreender que a morte é algo irreversível e que em caso de perda de algum ente querido, duas coisas são muito importantes: respeitar o tempo e dar amor.
Contudo, não podemos nos restringir ao cuidado com as crianças, antes, é também exercício para os adultos falar sobre a morte, pois envolve reconhecer o próprio mistério da vida e da finitude nesta terra.
Nesse sentido, não podemos deixar de voltar os olhares para a esperança do céu, de que Deus nos prepara um lugar e que podemos amar e interceder por aqueles que já se foram. Precisamos desejar para nós e para todos o encontro com nosso Senhor na glória e junto com os bem-aventurados.
add_box Como obter indulgência plenária no próximo dia de Finados?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.