Por Valquíria Vieira Em Brasil

Artesãs contam como o artesanato mudou suas vidas

As amigas Nayara Flôr e Andreza Muniz, da cidade de Lorena (SP), são artesãs e contam que o artesanato transformou a vida delas.

Foto de: Arquivo pessoal

Nayara flôr artesã lorena artesanato vida

Nayara Flôr, artesã e suas peças de artesanato

Nayara sempre teve o artesanato presente em sua vida, na infância fez bordado, na adolescência bijuterias e alguns projetos em topiaria junto com sua mãe. Na vida adulta já trabalhou em outras áreas, mas em 2012, na gravidez do segundo filho, viu o artesanato como uma forma de colocar em prática o que gostava de fazer e oportunidade de ficar perto dos filhos.

Desde 2014, quando uma amiga encomendou lembrancinhas para uma festa, sentiu que o trabalho manual seria sua profissão, atualmente seu foco é a costura criativa.

“Fiz do artesanato minha profissão. Hoje administro meu blog, o Instagram e uma Fanpage nos quais publico alguns dos meus trabalhos e em breve estarei com minha loja virtual. Ainda participo de alguns eventos de artesanato”, contou Nayara.

Foto de: Arquivo pessoal

Andreza muniz artesa lorena artesanato vida

Andreza Muniz, artesã e suas peças de artesanato

Andreza também sempre esteve envolvida com a arte , quando criança acompanhava a mãe em cursos e ajudava com encomendas, já se aventurou no biscuit, forração em caixa de mdf com tecido, ambientes em miniatura, mas se encontrou na costura criativa. Aprendeu a costurar sozinha, olhando tutoriais no Youtube e começou a aprimorar as costuras conforme o tempo. Há 4 anos trabalha com costura criativa. 

 

"...Tem momentos difíceis como qualquer profissão, mas o prazer é maior, principalmente em saber que tem pessoas que valorizam e acreditam no seu trabalho”, diz Andreza.

“Não trabalho somente com o artesanato, embora minha vontade seja grande. Sou professora de arte e musicalização. Mantenho ainda esse emprego, mas me dedico igualmente às duas atividades. Tenho uma loja virtual, uma Fanpage e Instagram que administro [...] Amo artesanato, como dou aula em escola e isso acaba sendo cansativo e desgastante, na hora que entro no ateliê eu me renovo. Tem momentos difíceis como qualquer profissão, mas o prazer é maior, principalmente em saber que tem pessoas que valorizam e acreditam no meu trabalho”, destacou Andreza.

 

"Hoje posso dizer que faço o que amo e sou feliz fazendo isso [...] percebo que trabalho de forma criativa: permito-me errar, tentar de novo e enfim acertar e acho isso fantástico”, diz Nayara

Para Nayara quando o artesanato tomou espaço na sua vida ela ganhou muito como pessoa.

“Percebo que após minha escolha pelo artesanato, ganhei muito como pessoa, pois vejo que posso me dedicar melhor em vários aspectos da minha vida. Hoje posso dizer que faço o que amo e sou feliz fazendo isso [...] percebo que trabalho de forma criativa: permito-me errar, tentar de novo e enfim acertar e acho isso fantástico”, disse.

 Para as duas amigas o artesanato tem espaço para todos que pensam em empreender com criatividade e que criar traz valor a vida.

“A expectativa é que todos os artesãos entendam que esse é o momento que todos estejam voltados para fazer com que o trabalho artesanal chegue às pessoas e modifiquem a vida delas com o que nós temos a oferecer”, colocou Andreza.

“Minha mensagem para todos que querem empreender criativamente é: se conheça, se teste, se experimente, se (re)descubra, se (re)invente, enfim permita-se”, motivou Nayara.

As duas amigas irão promover, nos dias 12 e 13 de agosto, a 1ª edição do Mercadinho Criativo, com o objetivo de mostrar a marca e produtos de artesãos de Lorena (SP) e região, fortalecendo o artesanato em rede.

Reveja as aulas das artesãs que estão na 10ª Mega Artesanal

O segmento do artesanato também é movimentado essa semana pela Mega Artesanal que acontece em São Paulo (SP) até o dia 17 de julho, a maior feira do setor. A TV Aparecida está presente no evento e traz na programação links ao vivo direto da Mega.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...