Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 28 MAI 2018 - 16H31

Dom Paulo Evaristo Arns completa 50 anos de bispo

O arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, completa, no domingo (3), 50 anos de sua ordenação episcopal. A comemoração do jubileu de ouro será neste sábado (2), às 10h, na Catedral da Sé presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

Além de cardeais, arcebispos, e bispos de todo o Brasil, participará da missa o Núncio Apostólico, representante do Papa Francisco no País.

dom paulo evaristo arns

Dom Paulo Evaristo Arns é lembrado como "pastor das periferias, dos pobres e da justiça". Foi sagrado bispo auxiliar de São Paulo em 03 de julho de 1966 e assumiu o posto de 5º Arcebispo Metropolitano de São Paulo em 1º de novembro de 1970. Permaneceu nessa função até 22 de maio de 1998. Foi criado cardeal em 1973, o terceiro de São Paulo. Atuou como membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano. Dom Paulo é autor de 56 livros e recebeu mais de uma centena de títulos nacionais e internacionais.

Assim que assume a diocese incrementa fortemente a participação dos leigos nos passos do Concílio Vaticano II. Realiza a Operação Periferia, vendendo o palácio Episcopal e assume destemida defesa dos direitos humanos constantemente violados pela ditadura militar. 

Na arquidiocese criou novas regiões episcopais, realizou amplo plano de pastoral urbana e lançou as bases para a ação colegiada na grande metrópole. Em seu tempo Dom Paulo criou quarenta e três paróquias, e incentivou o surgimento de mais de duas mil comunidades de base nas periferias da metrópole paulistana.

Foram sete os planos de pastoral aplicados no tempo de Dom Paulo, sempre motivados pelo lema: De esperança em esperança. As prioridades do 7° plano são: Saúde, Moradia, Mundo do Trabalho e Educação.

A população de São Paulo, em 1997, era estimada em 9 milhões de habitantes.

Veja mais da biografia do arcebispo emérito no site dompaulo.org.br. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...