Enquanto seleções de diferentes continentes disputam espaço na maior competição do futebol mundial, autores de países que estão presentes com suas seleções na Copa do Mundo também ganham destaque entre leitores interessados em fé, sociedade, ciência e cultura.
Brasil, Coreia do Sul, México, Austrália, França e Áustria estão representados por obras que dialogam com desafios contemporâneos e ampliam o debate sobre religião no mundo atual.
Os livros, publicados pela Editora Ideias & Letras, apresentam reflexões sobre evangelização digital, inteligência artificial, futebol, ciência, espiritualidade e sentido da vida, aproximando diferentes culturas por meio da produção acadêmica e humanística.
A presença católica nas redes sociais se tornou objeto de estudo acadêmico no Brasil. O livro "Influenciadores Digitais Católicos: efeitos e perspectivas", escrito por Alzirinha Rocha de Souza e outros quatro pesquisadores, foi indicado ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.
O estudo é resultado de três anos de pesquisa. Durante um ano, os autores acompanharam grandes perfis católicos nas redes sociais para analisar, com metodologia científica, os impactos da evangelização digital no país.
Natural da Coreia do Sul e radicado no Brasil desde 1966, Jung Mo Sung construiu uma trajetória reconhecida no campo das Ciências da Religião.
Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade, desenvolve pesquisas sobre religião e educação, economia, sociedade, globalização e solidariedade.
Em "Teologia por Transformação Social na Era da Inteligência Artificial", o autor propõe uma reflexão sobre as relações entre o avanço tecnológico e a compreensão teológica sobre Deus e o poder.
A obra questiona se os avanços da inteligência artificial representam forças concorrentes ou caminhos de convergência com a experiência religiosa.
Pesquisador mexicano residente em Bruxelas, Luis Martínez Andrade atua nas áreas de sociologia da religião, teoria crítica, ecologia política e teologia da libertação.
Seu livro "Futebol e Teoria Crítica: Ilusões da Bola e do Sujeito Abstrato" apresenta uma leitura social, política e cultural do esporte mais popular do planeta.
A obra convida o leitor a refletir sobre os significados que cercam o futebol e sua influência nas sociedades contemporâneas.
O historiador e filósofo australiano Peter Harrison é professor pesquisador associado da Universidade de Notre Dame, na Austrália, e professor emérito da Universidade de Queensland. Ele participou da organização da obra, que é um Companion, chamada "Ciência e Religião".
O livro reúne especialistas de diversas áreas para discutir a relação entre fé e ciência ao longo da história e diante dos desafios do mundo contemporâneo.
Considerada uma das intelectuais mais influentes do século XX, Simone Weil nasceu na França em 1909 e estudou filosofia na Sorbonne. Ela se tornou a primeira mulher a ocupar uma cátedra universitária no país.
Sua experiência espiritual inspira o livro "O Pai-Nosso de Simone Weil". A obra apresenta a reflexão da filósofa sobre a oração ensinada por Cristo e sua busca por sentido, coerência e profundidade na vida cotidiana.
Austríaco, Viktor Frankl busca pelo sentido da existência
O psiquiatra austríaco Viktor Frankl atravessou algumas das experiências mais dolorosas do século XX. Sobrevivente de quatro campos de concentração, entre eles Auschwitz, perdeu familiares durante o Holocausto.
Sua trajetória influenciou profundamente sua compreensão sobre a condição humana. No livro "Um sentido para a vida: Psicoterapia e Humanismo", Frankl apresenta reflexões sobre propósito, sofrimento e dignidade humana. A obra resgata a importância do sentido da existência como elemento central da experiência humana.
add_box Leia mais livros da Editora Ideias & Letras e aprofunde-se em temas importantes da sociedade!
Você sabe qual é a missão de um diácono permanente?
Saiba por que o diácono permanente é um sinal de esperança cristã no mundo e entenda a origem desse ministério. Confira a dica de leitura da Editora Santuário!
Eucaristia é antídoto contra divisões, diz Papa Leão XIV
Na última audiência antes da pausa de verão, o Papa Leão XIV retomou a catequese e tratou sobre o Sacramento da Comunhão em seu discurso.
O que revelam as orações do rito de imposição do pálio aos bispos?
Juramento, bênção e imposição mostram que o pálio une fidelidade ao Papa, cuidado pastoral e missão na Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.