Por Redação A12 Em Igreja

Movimento Nacional 'Brasil sem Aborto' emite nota sobre Portaria 415

No último dia 21 de maio com publicação da Portaria 415 pelo Ministério da Saúde foi oficializado o procedimento do aborto em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para cada caso, o SUS pagará R$ 443. A Portaria estabelece a "interrupção da gestação/antecipação terapêutica do parto previstas em lei". A medida é dirigida aos casos de gravidez resultante de estupro, gestação de anencéfalos ou quando há risco de morte para a mulher. 

gestacaoO Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto emitiu nota pública sobre a Portaria 415 alertando que a decisão do governo brasileiro visa "facilitar a realização de abortos no Brasil, pagos com dinheiro público". As lideranças destacam ainda que o eufemismo "aborto legal" (linguagem que suaviza uma expressão) vem sendo utilizado para esconder "a cumplicidade do Estado com um crime". 

A necessidade da revisão da lei 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual, e que faz referência direta com a Portaria 215, também foi destacada pelo Movimento, por tratar de "problemas de ambiguidade redacional na referida lei". 

Por fim, a entidade pede ao Ministério da Saúde a "imediata revogação da Portaria 415" e uma "regulamentação adequada para a lei 12.845, explicitando o seu objetivo de atendimento emergencial às vítimas de violência, que está pendente desde a sua publicação".

Confira a íntegra do texto na página do Movimento. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...