Notícias

A devoção ao Coração de Jesus: expressão do amor de Deus pela humanidade

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

24 JUN 2022 - 08H56 (Atualizada em 24 JUN 2022 - 10H03)

Shutterstock

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que consiste na adoração do próprio Jesus representado pelo seu Sagrado Coração que ama infinitamente, é cultivada pela Igreja, de modo especial em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. 

Mas, além disso, também existe um dia litúrgico específico dedicado a essa festa de amor e misericórdia divinos: a segunda sexta-feira depois da Solenidade de Corpus Christi.

Neste ano de 2022, a Festa do Sagrado Coração de Jesus cai no dia 24 de junho, por isso, na liturgia, a festa de São João Batista é antecipada para o dia 23.

Conheça mais sobre esta devoção celebrada pela Igreja no mês de junho, na reflexão do padre Inácio Medeiros.

Ouça o áudio ou continue a leitura! 


A antiga devoção ao amor vivido por Cristo até a morte na cruz se popularizou principalmente a partir das revelações a Santa Margarida Maria Alacoque. Esta jovem religiosa da Ordem da Visitação relatou uma série de aparições do Sagrado Coração, ocorridas entre 1673 e 1675. 

Um dos mais conhecidos e estimados Atos de Consagração Individual ao Sagrado Coração de Jesus foi composto, justamente, por Santa Margarida Maria Alacoque. Esta oração impulsionou grandemente o culto ao Sagrado Coração de Jesus.

Mas antes disso, no entanto, em 1670, São João Eudes já tinha introduzido a primeira festa pública dedicada ao Sagrado Coração.

O Apostolado da Oração ligado ao Sagrado Coração de Jesus é uma das bonitas iniciativas da Igreja que levam as pessoas a zelar e propagar essa devoção pelo mundo inteiro até hoje.

:: As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus 

Coração de Jesus é o foco do amor

Nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus precisa ser verdadeira, desprovida de atos até “supersticiosos” que nos levam somente a buscar os milagres que precisamos, por ser uma devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim e que emprega o amor como meio.

Leia MaisRezemos ao Sagrado Coração de Jesus nesta 1ª sexta-feira de novembro

Celebrando o grande Amor de Deus por nós, somos então convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente a vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia e, sobretudo, na solidariedade com os irmãos, especialmente agora que aumenta o número de famintos no Brasil e no mundo.

O Sagrado Coração de Jesus, completado pela festa do Imaculado Coração de Maria que ocorre no sábado seguinte, é expressão da Vida de Jesus entregue por nós.

Celebrar o Coração de Jesus torna-se também uma importante ocasião pastoral da Igreja, na qual a comunidade cristã é incentivada a se sensibilizar e fazer deste admirável sacrifício o coração da própria vida e da evangelização, numa Igreja cada vez mais sinodal ou ministerial.

A devoção ao Sagrado Coração, no entanto, é muito anterior às aparições, porque sua origem está na própria Escritura Sagrada, já que o coração é um dos muitos modos de se falar do imenso amor de Deus, que chega ao seu cúmulo com a vinda de Jesus e em sua atitude de entregar-se totalmente e completamente por nós, no Calvário, o momento em que o soldado abre o lado de Jesus com a lança (cf. Jo 19,34).

Com esta devoção, vemos todo o sofrimento que nós causamos ao Seu Coração com os nossos pecados, dos quais, mesmo assim, Ele próprio quis nos redimir, fazendo-se o “Servo Sofredor” se tornando ao mesmo tempo Sacerdote, Altar e Cordeiro.

Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Diretor Rádio Aparecida




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...