A devoção ao Coração de Jesus: expressão do amor de Deus pela humanidade

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que consiste na adoração do próprio Jesus representado pelo seu Sagrado Coração que ama infinitamente, é cultivada pela Igreja, de modo especial em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.
Mas, além disso, também existe um dia litúrgico específico dedicado a essa festa de amor e misericórdia divinos: a segunda sexta-feira depois da Solenidade de Corpus Christi.
Neste ano de 2022, a Festa do Sagrado Coração de Jesus cai no dia 24 de junho, por isso, na liturgia, a festa de São João Batista é antecipada para o dia 23.
Conheça mais sobre esta devoção celebrada pela Igreja no mês de junho, na reflexão do padre Inácio Medeiros.
Ouça o áudio ou continue a leitura!
A antiga devoção ao amor vivido por Cristo até a morte na cruz se popularizou principalmente a partir das revelações a Santa Margarida Maria Alacoque. Esta jovem religiosa da Ordem da Visitação relatou uma série de aparições do Sagrado Coração, ocorridas entre 1673 e 1675.
Um dos mais conhecidos e estimados Atos de Consagração Individual ao Sagrado Coração de Jesus foi composto, justamente, por Santa Margarida Maria Alacoque. Esta oração impulsionou grandemente o culto ao Sagrado Coração de Jesus.
Mas antes disso, no entanto, em 1670, São João Eudes já tinha introduzido a primeira festa pública dedicada ao Sagrado Coração.
O Apostolado da Oração ligado ao Sagrado Coração de Jesus é uma das bonitas iniciativas da Igreja que levam as pessoas a zelar e propagar essa devoção pelo mundo inteiro até hoje.
:: As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
Coração de Jesus é o foco do amor
Nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus precisa ser verdadeira, desprovida de atos até “supersticiosos” que nos levam somente a buscar os milagres que precisamos, por ser uma devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim e que emprega o amor como meio.
Leia MaisPeça a intercessão do Sagrado Coração de Jesus
Celebrando o grande Amor de Deus por nós, somos então convidados a renovar nossa devoção a Jesus, manifestado concretamente a vivência deste amor na família, na Igreja Doméstica, na partilha do pão, na alegria de celebrar em comunidade a Eucaristia e, sobretudo, na solidariedade com os irmãos, especialmente agora que aumenta o número de famintos no Brasil e no mundo.
O Sagrado Coração de Jesus, completado pela festa do Imaculado Coração de Maria que ocorre no sábado seguinte, é expressão da Vida de Jesus entregue por nós.
Celebrar o Coração de Jesus torna-se também uma importante ocasião pastoral da Igreja, na qual a comunidade cristã é incentivada a se sensibilizar e fazer deste admirável sacrifício o coração da própria vida e da evangelização, numa Igreja cada vez mais sinodal ou ministerial.
A devoção ao Sagrado Coração, no entanto, é muito anterior às aparições, porque sua origem está na própria Escritura Sagrada, já que o coração é um dos muitos modos de se falar do imenso amor de Deus, que chega ao seu cúmulo com a vinda de Jesus e em sua atitude de entregar-se totalmente e completamente por nós, no Calvário, o momento em que o soldado abre o lado de Jesus com a lança (cf. Jo 19,34).
Com esta devoção, vemos todo o sofrimento que nós causamos ao Seu Coração com os nossos pecados, dos quais, mesmo assim, Ele próprio quis nos redimir, fazendo-se o “Servo Sofredor” se tornando ao mesmo tempo Sacerdote, Altar e Cordeiro.

STF adia julgamento de ações penais contra políticos e abre brecha para campanhas
Dr. Arthur Rollo, especialista em Direito Eleitoral comentou que o ideal seria que esses julgamentos fossem finalizados antes até mesmo dos registros de candidaturas.

Governo inicia hoje pagamento de R$ 600 no Auxílio Brasil
Auxílios passam a ser pagos no dia 9 de agosto. Tire suas dúvidas!

Melhore seu trabalho em equipe com esses 4 “C”
Juliana Albuquerque ajuda a quem precisa trabalhar em equipe com dicas especiais!
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.