Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 13 DEZ 2018 - 15H11

Pastoral da Pessoa Idosa: cuidado e carinho até o fim

Atuação da pastoral presta assistência especial aos idosos em situação de vulnerabilidade


À direita, irmã Terezinha Tortelli em romaria da Pastoral da Pessoa Idosa no Santuário Nacional


A convivência entre diversas faixas etárias é enriquecedora, principalmente se a troca de experiências for entre idosos e pessoas mais jovens. Nossos queridos velhinhos vivenciaram muita coisa e, assim sendo, a convivência com eles se torna uma das melhores formas de agregar conhecimento de mundo.

Leia MaisEntenda a importância do idoso se manter ativoEntenda a situação dos idosos na América LatinaDisque 100 aponta aumento na violência contra idosoIdosos e crianças serão maioria da população em 2030Em 2050, metade da população brasileira será constituída por idosos. Para isso, a igreja se preocupa com essa população por meio da Pastoral da Pessoa Idosa, coordenada nacionalmente pela irmã Terezinha Tortelli. A pastoral foi criada pela CNBB, que capacita voluntários para fazer visitas domiciliares a idosos mais vulneráveis.

“Costumo dizer que existe um equívoco na interpretação no entendimento sobre ‘chegar na melhor idade’. Não dá pra dizer que todos envelhecem bem. Existe uma imensidão de pessoas idosas, a porção invisível dos brasileiros, que estão morando sós, no abandono, sem que se saiba da existência”, conta irmã Terezinha.

Para ela, dentro da expectativa de mudança demográfica que sofreremos daqui 30 anos, o Brasil está atrasado na preparação da sociedade, no lado comportamental e no serviço de atendimento. “Se, de fato, nós como brasileiros não nos prepararmos para essa mudança demográfica, com certeza vamos viver tempos de caos. Podemos dizer assim, porque hoje a mudança está muito brusca”, afirma.

Ouça a reportagem completa no 'Igreja em Comunhão', do 'Com a Mãe Aparecida':

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.