Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 26 AGO 2019 - 11H47

Vocação é questão de Maria e seus ministérios

Acompanhe as entrevistas da 50º Semana Vocacional

Thiago Leon
Thiago Leon

Vocação é a ação que nos liga de modo intrínseco com Deus, que abençoa a cada um com dons específicos para auxiliar o próximo. A Rede Aparecida de Comunicação preparou conteúdos com essa temática para que o despertar vocacional aconteça a partir deles, por ocasião da 50ª Semana Vocacional.

Vocação Maria e Ministérios: 

Tauany Pazóti Coelho tem 19 anos e mora em Mococa (SP) e faz parte do ministério de música na Igreja São Cristóvão na cidade e se vê muito inspirada na figura de Maria em seu ministério, principalmente no silêncio, a oração e a confiança:


:: Vocação de Maria e Ministérios: “Feliz aquela que confiou” (Lc 1, 39-45)

Vocação Religiosa: encontro pessoal com Jesus Cristo

Muitas das vocações acabam não sendo concretizadas por falta de informação de quem busca, seja por timidez e falta de divulgação de quem deve acolher, como as igrejas. Ir. Sandra Mad, da ordem das Mensageiras do Amor Divino relutou a respeito de sua vocação, acreditando que Deus não a chamaria para seus desígnios:

:: Vocação Religiosa: “Ide e fazei discípulos por todas as nações.” Mt 28,16-20

Vocação Sacerdotal: representação divina na terra


A vocação do Padre Durvano, da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote surgiu dentro do seio familiar em Olímpia (SP), que participava ativamente da Igreja e isso o cativou. Em Barretos (SP), conheceu a congregação em que está desde então, na qual se apaixonou pelo carisma, que coloca em primeira ordem o Cristo Sacerdote no auxílio dos padres idosos. Conheça:

:: Vocação Sacerdotal: “Que ele cresça e eu diminua” Jo 3, 22-30

Para o missionário redentorista Padre Ronaldo, a vocação sacerdotal veio por meio da Rádio Aparecida durante a infância em Ipuiúna (MG), em que com a família ouvia a Santa Missa do domingo e a Consagração de Nossa Senhora Aparecida com Padre Vítor Coelho de Almeida e também pelos materiais da Editora Santuário: Ecos Marianos e Jornal Santuário em que aprendeu a ler com esse material.

Apesar da vida difícil no interior de Minas, teve altos e baixos na vocação. Conheça sua história:

Vocação Matrimonial: servir a Deus com o outro

Ter como exemplo Maria e José e procurar instituir uma família é o ideal de muitos casais católicos que se veem vocacionados ao matrimônio. Dora e Hernandes, com 39 anos de casados, união que gerou como frutos dois filhos e um neto, sentem que a presença de Deus na família é essencial na vocação a dois:


:: Vocação Matrimonial: “Não são dois, mas uma só carne” (Mc 10, 2-11)

Andreia e Marcelo estão juntos há quase 25 anos e sentiram o chamado do matrimônio, em que Deus transforma dois em uma só carne e espírito. "Foi um tesouro para nós descobrir e atuar nessa vocação", afirma Andreia.

Vocação Cristã: adquirida por meio do Batismo

Ao sermos batizados, carregamos em nós a presença do Cristo."Ser batizado é ser outro Cristo", afirma Regina Santos, leiga da Comunidade São Benedito.

Tornar-se cristão é carregar a essência da verdadeira felicidade, que é encontrada na vivência em comunidade e aprendida junto aos ritos de catequese, crisma, aprofundando assim no chamado de Jesus.

:: Vocação Cristã: "Deixe tudo para me seguir" Mc 10, 17-30

Carol Fialho, missionária da Comunidade Shalom, é de Fortaleza (CE), mas há dois anos e meio mora em Aparecida (SP), em missão. "Nós vamos onde a Igreja e a humanidade precisarem de nós", afirmou, relembrando o convite de Dom Aloísio Lorscheider há mais de 20 anos, para que a comunidade viesse ao interior de São Paulo. 

Ela serve como leiga missionária a Deus, à Igreja e à humanidade, e sentiu-se chamada a uma vocação cristão primeiramente pelo batismo: Junto a seus pais e tias, a comunidade também o auxiliou por meio da inserção nas pastorais, como grupo de jovens, e o discernimento sacerdotal assim nasceu.

Vocação humana: servir a quem necessita


No ano que encerraria o Ensino Médio, em 2013,
Lucas Ricardo participou da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em que as palavras de Papa Francisco ecoaram dentro de si: “Ide, sem medo, para servir” e “Jovens, façam barulho pelas ruas” pareciam ter sido ditas para ele. Era o início de uma vocação voltada a servir o ser humano.

Há 4 anos como voluntário na Fazenda Esperança, local que abriga jovens que buscam se livrar de vícios como drogas e álcool e que conta com mais de 140 comunidades em 23 países, Lucas se encontrou e convive junto de 120 meninos diariamente, na fazenda de Guaratinguetá (SP). “Cada dia é diferente do outro, é um dia em que um divide alegrias, outro medos, conquistas, ansiedades. Ali encontrei o sentido da minha vida, pois cada dia aprendo algo novo”.

:: Vocação Humana: “Antes de nascer, te conheci” (Jr 1, 4-19)

Geanine Arneiro, assistente social também voltada à ajuda aos dependentes químicos, reforça sensações e sentimentos a respeito da felicidade, reforçando que o caminho para a paz de espírito e a busca pela vocação, de forma acertada, é seguindo a Deus.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Acompanhe as entrevistas da Semana Vocacional na Rádio Aparecida no Clube da Manhã, às 7h30, e Clube da Tarde, às 13h.
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...