Notícias

Estive afastada da Igreja, posso retornar para fazer a Crisma?

Escrito por Rádio Aparecida

21 FEV 2022 - 09H19 (Atualizada em 21 FEV 2022 - 11H58)

cottonbro/Pexels

Após fazer a primeira comunhão, algumas crianças e adolescentes se afastam da Igreja, a grande maioria pela falta de exemplo dos pais e responsáveis, que podem ser católicos, mas não tão praticantes assim.

A ouvinte Camila dos Santos Chagas, de 18 anos, moradora na Cidade de Vila Velha (ES), passou por isso e traz uma dúvida ao Pe. Carlinhos:

“Posso me matricular na Crisma ou preciso fazer outro caminho primeiro para retornar à Igreja?”


"É com muita alegria que percebo a sua intenção de continuar a sua caminhada de aprofundamento na fé e no conhecimento mais íntimo da pessoa de Jesus", celebra Pe. Carlinhos.

"O sacramento da Crisma ou da Confirmação é que, uma vez que nossos pais e padrinhos nos levaram para receber o sacramento do Batismo que nos abre as portas para receber os demais sacramentos, agora a Igreja entende que você está madura na fé para confirmar o seu Batismo e viver a sua fé produzindo muitos e bons frutos. Fico feliz porque foi um passo teu, uma decisão madura tua, Parabéns."

O que fazer para me crismar?

Leia Mais Posso me casar na Igreja sem ser crismado?Por que devemos nos confessar para receber a 1ª Eucaristia e a Crisma?A importância da madrinha/padrinho no CrismaPor que a Igreja exige padrinhos no batismo e na crisma?Posso fazer a Primeira Eucaristia junto com a Crisma?- Procure a pastoral catequética da paróquia mais próxima e se inscreva para catequese de crisma de adulto. "Muitas vezes os adultos não procuram porque pensam que irão se preparar junto com os adolescentes, sendo que na verdade existe toda uma metodologia e pedagogia própria para os adultos, diferentemente da preparação para os adolescentes", afirma o padre.

- Participe mais ativamente na paróquia ou comunidade eclesial, seja na participação da Santa Missa ou em pastorais e movimento do seu interesse. Tudo isso ajuda a amadurecer a fé.

"Quem sabe a partir da tua decisão de dar continuidade na sua formação na fé e conhecimento da pessoa de Jesus, você também não motiva seus pais a participarem contigo nas celebrações eucarísticas e na vida Comunitária da Igreja. Essa é a tua missão: dar o seu testemunho dentro de casa e ser luz do mundo e sal da terra na tua família". Sugere o Pe. Carlinhos.

Que encerra deixando um recado a ouvinte e que serve para todos os jovens: 

"Camila, seja perseverante e não desanime! Quanto mais a gente busca conhecer a Jesus e a nossa fé, melhores pessoas e mais fortes e felizes nós seremos, pois quanto mais a gente conhece a Deus, mais a gente vai se conhecendo e amadurecendo rumo a verdadeira felicidade. Afinal, religião também se aprende e quanto mais aprendemos, mais iremos amar e testemunhar com firmeza e veracidade".

:: Ouça mais dúvidas religiosas do quadro "Religião também se Aprende"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...