Notícias

Explicamos a relação que existe entre Jesus e o simbolismo do peixe

O peixe representa um dos mais antigos símbolos cristãos.

Escrito por Rádio Aparecida

23 JUN 2023 - 06H30 (Atualizada em 23 JUN 2023 - 12H14)

Shutterstock

No quadro Religião Também se Aprende, vamos aprender mais sobre a nossa fé com a pergunta da ouvinte Marília, da cidade de Campanha (MG). Ela faz o seguinte questionamento:

"Padre, a sua benção. Qual é a relação que existe entre Jesus e o simbolismo do peixe?"

Confira o podcast ou leia abaixo:

Nós sabemos que o cristianismo está repleto de símbolos, e que o símbolo mais importante, é a cruz, tornando-se uma fonte de identidade para todos os cristãos.

Porém, a cruz nem sempre foi tão colocada em evidencia assim, pois, antes da época do imperador Constantino, no século IV, os cristãos eram extremamente reticentes em retratar a cruz, porque uma exibição muito aberta dela poderia expô-los ao perigo. Nessa época vemos a “quase total ausência” de monumentos fazendo referência à cruz no período das perseguições, embora os primeiros cristãos fizessem o sinal da cruz em seus corpos.

As perseguições contra os cristãos, era frequente e brutal nos três primeiros séculos do cristianismo, por isso, a fé em Cristo precisava ser vivida praticamente na clandestinidade por grande parte dos conversos. Numa realidade tão difícil de perseguição, como um cristão poderia saber se outra pessoa também era cristã?

Além de tomar as precauções mais evidentes, como informar-se sobre a outra pessoa previamente sempre que possível, os primeiros cristãos utilizavam “códigos secretos” para confirmar se estavam mesmo diante de um irmão da mesma crença.

A hipótese mais levantada é a de que o cristão, quando supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando assim a figura de um peixe, seria muito maior a probabilidade de que se tratasse mesmo de um seguidor de Jesus que conhecia o “código secreto” cristão. E por que a imagem de um peixe?

Porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Dessa forma, o peixe veio a se tornar, um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com a imagem do Bom Pastor e, posteriormente, com o Crucifixo. A figura do peixe também era usada para indicar as catacumbas cristãs durante as perseguições contra a comunidade, de modo que apenas os próprios cristãos soubessem quais eram os túmulos dos seus companheiros de fé. Os cristãos, para se identificarem, desenhavam no chão o peixe. Assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor.

O símbolo em si pode ter sido sugerido pela multiplicação milagrosa dos pães e peixes ou pela refeição dos sete discípulos, após a ressurreição, na costa do mar da Galileia”, diz a enciclopédia. Ele aparece em afrescos, representações esculpidas, utensílios, anéis e medalhões.

Após o século IV, o simbolismo do peixe desapareceu gradualmente. Depois que Constantino se converteu ao cristianismo, ele aboliu a crucificação como pena de morte e promoveu, como símbolos da fé cristã, a cruz. Os símbolos tornaram-se imensamente populares na arte cristã e nos monumentos funerários a partir do ano 350. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...