Por Danielle Santos Em Notícias Atualizada em 31 JUL 2018 - 14H26

Latas de aço na cozinha: cuidados, verdades e mentiras

Shutterstock
Shutterstock

Leia MaisTempere deliciosamente suas comidas com essa receita!Com fome? Prepare panquecas de atum!Muitas pessoas reaproveitam as latas de alguns produtos, como a lata de sardinha para fazer mini bolos. Será que tem problema? Quem responde essa pergunta é o Dr. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria.

Segundo ele, essa não é uma boa ideia. “As latas de alimentos possuem um verniz de proteção na sua camada interna que tem o Bisfenol A (BPA).” De acordo com ele, o Bisfenol A (BPA) foi associado a problemas de saúde como câncer de mama e de próstata, infertilidade, puberdade precoce, diabetes, obesidade e problemas cardíacos. E o aquecimento aumenta a migração deste composto para o alimento.

Nunca reutilize as latas que contiverem alimentos e nunca as coloque sob altas temperaturas”. Palavras do Dr. Bactéria.

Não se pode adquirir nenhum alimento conservado em latas

Antigamente as embalagens eram envernizadas com um produto que, ao amassar, havia a possibilidade de destacamento do verniz, contaminando o alimento por migração de metais da lata para ele ou por contaminação microbiológica, causada por micro furos na embalagem.

Atualmente as latinhas de alimentos amassadas não apresentam problema algum à saúde! Isto porque hoje os fabricantes usam dentro delas um tipo de verniz elástico, que quando amassam não causam danos aos alimentos.

Botulismo

Botulismo é uma doença grave e rara, causada por uma toxina produzida pela bactéria clostridium botulinum. Esta bactéria se encontra em alimentos mal conservados ou contaminados, como o palmito e as conservas caseiras que não tem processo industrial de embalagem. Então lembre-se, não devem ser consumidas aquelas latas que estejam estufadas, muito cuidado!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.