Em 2022, são 54 anos da edição do AI-5, o ato institucional nº 5, decreto emitido pelo governo brasileiro no dia 13 de dezembro de 1968. É considerado o marco que inaugurou o período mais sombrio do regime militar e que concluiu uma transição que instaurou de fato um período ditatorial no Brasil.
Leia MaisCopa do Mundo e Futebol: vem curtir músicas dessa paixão nacionalConsciência Negra: artistas cantam a realidade de ser negro no BrasilRepública e Eleições: ouça músicas sobre esses momentos brasileiros!Esse ato institucional contava com doze artigos e trazia mudanças radicais para o Brasil, como a proibição de habeas corpus em casos de crimes políticos e o fechamento do Congresso Nacional, pela primeira vez desde 1937.
Também autorizava o presidente a decretar estado de sítio por tempo indeterminado, demitir pessoas do serviço público, cassar mandatos, confiscar bens privados e intervir em todos os estados e municípios.
A censura aos meios de comunicação e a tortura como prática dos agentes do governo consolidaram-se como ações comuns da ditadura militar. Os cantores e compositores que se opunham ao regime militar já sofriam perseguição pela censura desde 1964, e tinham várias obras vetadas, mas após o AI-5 a situação piorou.
Algumas destas obras fazem parte de nosso playlist de hoje do “Nosso Palco” como Geraldo Vandré com “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”, de 1968, e Gonzaguinha, que teve mais de 50 composições censuradas, dentre elas “Comportamento Geral”, de 1972 e também Sérgio Ricardo, recentemente falecido, que em “Calabouço”, homenageia o jovem Edson Luis, assassinado durante uma ação da polícia contra um protesto da União Nacional dos Estudantes.
Vem ouvir no podcast abaixo:
🔊 Gostou do assunto de hoje no "Nosso Palco"? Compartilhe com os amigos!
Saudoso Dominguinhos: uma declaração de amor à música brasileira
Relembre a trajetória do Rei do Baião, uma verdadeira joia da música nordestina.
Artistas que deixaram grupos de sucesso para seguir carreira solo
Grandes artistas conquistaram o mundo com vozes e estilos próprios, deixando sua marca de sucesso tanto em grupo quanto em carreira solo.
Católicos podem ser amigos de pessoas de outras religiões?
Devemos estar em alerta diante dos "falsos amigos" que ferem nossos valores e princípios.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.