Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 04 AGO 2020 - 08H39

Nova nota de R$ 200: podcast responde suas dúvidas

Shutterstock
Shutterstock


Ouça o podcast ou, se preferir, leia:

Na última semana, o Banco Central do Brasil anunciou o lançamento de uma nova nota com o valor de R$ 200. A previsão de sua circulação é o fim de agosto. Muitas pessoas ainda não sabemos o porquê da novidade e nem quais são os possíveis reflexos dessa ação. Cíntia Senna, mestre em educação financeira, tira as dúvidas:

Qual o motivo do lançamento da nova nota?

O Banco Central justificou que sua criação ajudará na emissão de menos notas, gerando menos desperdício, e pelo comportamento observado na pandemia do chamado “entesouramento”, ou seja, o ato de guardar mais dinheiro em casa que, consequentemente, faz a população usar mais cédulas financeiras.

As transações bancárias são feitas digitalmente de forma cada vez mais frequente. Ainda assim, a medida trará as mudanças esperadas?

Diante da pandemia, o comportamento mudou diante das transações feitas digitalmente, muita gente teve que aprender usar o dinheiro nas plataformas online. Por outro lado, a desigualdade social é grande no país, o que dificulta o acesso à internet por não ter celular ou computador, é percebido que a população é necessitada e carente de ainda ter o meio físico.

Existem pontos positivos e negativos?

O positivo é andar com menos cédulas e, ao mesmo tempo, o negativo é você perder esse dinheiro e causar uma perda maior. Será preciso, também, se familiarizar com a forma de pagar os trocos, pois é preciso ter no comércio cédulas para fazer frente a esse troco.

Tire mais dúvidas ouvindo o podcast acima!

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.