Organizar a vida financeira é uma tarefa simples para algumas pessoas e um desafio para outras, talvez para a grande maioria da população. Se planejar é difícil, imagina gastar com responsabilidade e ainda conseguir poupar?
Essa façanha pode ser realizada por todos, basta compromisso e determinação, como explica o Docente de Gestão e Negócios do Senac Guaratinguetá, Rodolfo. O professor separou algumas orientações certeiras de como organizar a vida financeira sem passar por apertos e perrengues.
A primeira dica é anotar todos os seus gastos, desde o cafezinho do final de semana a uma pizza com os amigos.
“Você precisa organizar sua vida financeira marcando todos os seus gastos. Lembre-se que o dinheiro é para fazer as suas vontades, porém, o problema do uso indevido do dinheiro é quando ele não está satisfazendo uma necessidade sua, não está fazendo uma vontade e mesmo assim você tá gastando.”
O professor ainda sugere uma forma simples de planejamento para conseguir gastar e poupar, com responsabilidade, ao mesmo tempo, o chamado formato 40, 30, 20, 10.
“Funciona assim, 40% do seu dinheiro, de toda a sua renda deve ir para os seus gastos de manutenção básica, aluguel, alimentação, água, luz, entre outros. 30% deve ser para gastos variáveis como uma roupa nova, um financiamento de um carro, um celular novo. Os 20% são para emergências. Um gás que acabou de repente, aquele dia que tá chovendo você precisa pegar um Uber. Os 10% você deve poupar. É importante a gente pensar no nosso futuro, quando não tivermos mais nas mesmas condições de nos sustentar ou ganhar a mesma quantidade que ganhamos hoje. Esses 10% são para poupança.”
Saudoso Dominguinhos: uma declaração de amor à música brasileira
Relembre a trajetória do Rei do Baião, uma verdadeira joia da música nordestina.
Artistas que deixaram grupos de sucesso para seguir carreira solo
Grandes artistas conquistaram o mundo com vozes e estilos próprios, deixando sua marca de sucesso tanto em grupo quanto em carreira solo.
Católicos podem ser amigos de pessoas de outras religiões?
Devemos estar em alerta diante dos "falsos amigos" que ferem nossos valores e princípios.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.