Ouça o podcast ou, se preferir, leia:
Muitos fiéis se confundem a respeito das indulgências concedidas pela Igreja Católica. A ouvinte Ana Maria Barbosa, de Ponta Grossa (PR), busca entender sobre as indulgências, um assunto que traz dúvidas de quando e como obtê-las.
Padre Carlinhos, sacerdote que tira as dúvidas do quadro “Religião também se aprende”, afirma que a indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal dos pecados já perdoados, quanto à culpa, e que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja.
O que acontece quando pecamos?
Ao pecarmos somos condenados a uma pena eterna, ou seja, ir para o inferno após a morte. Pelo sacramento da confissão, o sacerdote nos perdoa dessa pena eterna, mas nosso coração ainda não está puro: essa desordem emocional decorrente do pecado é o que chamamos de pena temporal. “Ela normalmente é remida através de práticas penitenciais ou quando a pessoa morre da permanência no purgatório”, explica o padre.
A outra possibilidade é pela indulgência. O Catecismo da Igreja Católica ensina que, pela indulgência, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do purgatório a remissão das penas temporais, ou seja as consequências dos pecados.
Leia MaisA Igreja “misericordiando”: Indulgências durante a pandemiaIndulgências: Profunda e viva experiência com a misericórdia de DeusO que são indulgências plenárias?O que é pecado?
O pecado tem duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é perdoada na confissão e a pena precisa ser reparada e eliminada pela indulgência, que pode ser plenária ou parcial.
Tipos de indulgência
A parcial redime apenas parte da pena que a pessoa teria que cumprir no purgatório. Já a plenária livra completamente da pena, ou seja, livra-nos do purgatório.
Como receber as indulgências?
Para receber a indulgência plenária, há três condições: a confissão, a comunhão e a oração pelo Santo Padre, o Papa. Além disso, a pessoa deve estar em estado de graça, disposta a abandonar qualquer tipo de pecado e cumprir uma obra indulgenciada, como fazer visita no cemitério, a uma igreja ou um santuário, realizar uma peregrinação, entre outros.
Entenda no podcast acima com o Pe. Carlinhos o que não é uma indulgência.
:: Leia mais dúvidas religiosas no quadro Religião Também se Aprende
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.