Notícias

Sofrimento mental eleitoral: você está sentindo?

Escrito por Rádio Aparecida

19 OUT 2022 - 14H41 (Atualizada em 19 OUT 2022 - 15H55)

Krakenimages.com/Shutterstock

É difícil não conhecer alguém que não tenha passado por um momento de forte estresse emocional durante o período eleitoral, mas não são somente as brigas e as relações cortadas que estão cada dia mais comuns hoje nas redes sociais e no ambiente familiar, mas tem outra coisa bastante comum: o sofrimento mental por conta da eleição.

De um lado, algumas pessoas se sentem ameaçadas diante dos votos recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores; de outro, pacientes também se sentem ameaçados diante de uma possível volta do ex-presidente Lula.

Mário Felipe de Carvalho, psicólogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem recebido pacientes em seu consultório com relatos diferentes: os que temem a reeleição do candidato do PL possuem sofrimentos anteriores diante de suas condições reais como LGBTQIA+, mulheres, negros e nordestinos.

Já para os apoiadores do atual presidente, o temor levantado ao retorno do ex-presidente Lula gira em torno de uma posição que ele considera paranoide, do que não se confirma no real, mas fazem parte do discurso político e não representam o que pode acontecer com o Brasil de fato. Esses sofrimentos também são sentidos em forma de assédios morais no trabalho.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...