Notícias

Threads: nova rede social aponta consumo desenfreado de conteúdo

Com 2 milhões de usuários em apenas 2 horas de funcionamento, psicóloga alerta para a dependência de apps

Escrito por Rádio Aparecida

10 JUL 2023 - 14H17 (Atualizada em 10 JUL 2023 - 16H34)

Ascannio/Shutterstock

Threads, novo aplicativo da Meta e concorrente do Twitter, foi lançado oficialmente na semana passada e, em 2 horas de funcionamento, registrou a entrada recorde de 2 milhões de usuários.

Em termos de comparação, algumas das redes mais conhecidas e utilizadas demoraram muito mais para atingir 1 milhão de usuários. Por exemplo, o Facebook levou 10 meses para chegar no mesmo número. Outra rede da Meta, o Instagram demorou 2 meses e meio para chegar nessa quantidade de pessoas utilizando o aplicativo.

O aplicativo Threads se apresenta como uma plataforma de conversas, onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para o usuário até o que estará em alta no dia seguinte.

Cuidados com uso excessivo de redes sociais

A situação abre precedentes para como o uso excessivo das redes sociais está cada vez mais comum. Vanessa Gebrim, psicóloga e especialista em psicologia clínica pela PUC - SP acredita que o consumo desenfreado e dependendo do conteúdo pode causar graves problemas para a pessoa.

Se essa exposição não for ponderada, a pessoa pode correr sérios riscos de desenvolver a mais nova doença do século: adição à internet. Isso porque as mídias sociais têm o mesmo potencial para viciar uma pessoa como uma droga, um álcool, o cigarro”, explica.

Alguns criadores de conteúdo levantaram um questionamento se vão dar conta de criar para mais uma rede social. A psicóloga acredita que o mercado acaba também influenciando a busca por novidades tecnológicas e pelas redes sociais. O uso excessivo por parte do internauta tem esgotado a sociedade, principalmente porque distorce a realidade do indivíduo.

“Nas redes, as pessoas buscam alterar virtualmente o que não consideram satisfatório na vida real, uma distorção é criada para modificar a própria realidade da pessoa na qual ela não tá satisfeita. O hábito de comparar a própria vida com as outras pessoas, que muitas vezes compartilham apenas os momentos felizes e bem sucedidos, a chamada ‘positividade tóxica’, pode levar a sentimentos de inadequação e também de inferioridade”.

Perceba os sintomas que podem ser sinais de alerta para procurar ajuda psicológica:

- mudanças de humor;

- insônia;

- perda de interesse em atividades que eram antes prazerosas.

Confira outros destaques do Notícias em 30:

- Mais de 20 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Alagoas por conta de fortes chuvas;

- Congregação Redentorista inaugura novo Centro de Assistência Social.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...