Vegetarianos são aqueles que não consomem carne (vermelha, frango ou peixe), e veganos ou vegetarianos restritos são os indivíduos que não ingerem nada de origem animal (leite, ovos e mel).
:: Diferencie os sintomas de ansiedade
O nutricionista George Guimarães explica que deixar de comer carne de um dia para o outro não traz nenhum risco para a saúde. “Do ponto de vista fisiológico, essa velocidade não faz diferença, ou seja, uma pessoa pode torna-se vegetariana ou vegana de uma hora para outra. O desafio está mais no aspecto social e culinário. Esse ritmo vai depender de como a pessoa já se familiarizou com a nova dieta”, afirmou.
Benefícios
O nutricionista lembrou que uma dieta sem carne e bem orientada também pode prevenir doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, além de contribuir para a diminuição das chances de infarto e da ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). Ainda há associação com menor incidência de câncer.
Deficiências
A única vitamina não encontrada nos alimentos vegetais é a vitamina B12, que precisa ser suplementada. De acordo com George Guimarães, essa deficiência leva de 3 a 5 anos para se manifestar.
Ferro
George Guimarães ainda falou sobre o mito de quem não come carne tenha mais chances de desenvolver anemia. “O número de pessoas que tem anemia não é maior entre os vegetarianos, mas é um nutriente para termos atenção, especialmente quando os laticínios ainda estão presentes na alimentação. O leite é um alimento muito pobre em ferro, então quanto mais leite, menos a pessoa está incluindo os vegetais ricos em ferro”, afirmou.
Segundo ele, o ferro em vegetais é encontrado nas folhas verdes escuras, frutas, castanhas e na família do feijão como a lentilha e grão de bico, ricos também em proteína.
:: Está na menopausa? Saiba como se cuidar
Fonte de proteínas
A carne é uma fonte concentrada de proteínas, mas não significa que seja a única. O feijão e o brócolis, por exemplo, são uma fonte suficiente de proteínas.
Perda de peso
Os vegetais têm uma concentração calórica menor. Isso acontece porque os vegetais têm fibra, água e menos gordura. Isso quer dizer que temos uma densidade calórica menor, ou seja, no mesmo volume de comida, temos menos calorias.
Orientação profissional
O nutricionista recomendou a orientação de um profissional para acompanhar essa fase de transição. Ele disse ainda que é possível se informar com artigos e pesquisas para melhorar a alimentação.
Impactos na natureza
Além de auxiliar de forma individual, a prática do veganismo auxilia também na preservação das matas. Entenda melhor com a nutricionista Marcela Camargo:
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Obesidade x Doenças Crônicas: entenda a relação e os riscos
No dia a dia é possível reduzir significativamente os riscos e viver de forma mais saudável e longeva.
Um Cotidiano Bem Temperado: Espinafre de Forno
Um prato completo, fácil de fazer e tem um sabor delicioso.
80 anos do cantor e compositor Geraldo Azevedo
Geraldo Azevedo é um dos maiores artistas da MPB, principalmente por sua contribuição para a música nordestina.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.