Notícias

Você sabe a partir de que momento um bebê inicia o desenvolvimento da linguagem?

'Coragem de Ser' explica como acontece o desenvolvimento das habilidades de comunicação e destaca a importância das brincadeiras e expressões artísticas acessíveis

Escrito por Rádio Aparecida

11 JUN 2022 - 06H00

Tatiana Chekryzhova/ Shutterstock

Você já ouviu falar que o bebê reconhece a voz do pai e até mesmo algumas músicas ainda dentro do útero da mãe?

Luciana Brites, especialista em educação especial, deficiência mental, psicopedagogia clinica e institucional e psicomotricidade, é também fundadora do Neurosaber, instituto cujo objetivo é compartilhar conhecimentos sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento da infância e adolescência.

Leia MaisCid Torquato fala da importância da capacitação de pessoas com deficiênciaConheça o "pai da inclusão" no BrasilEla explica que sim, o desenvolvimento da linguagem tem início ainda na vida intrauterina: "O bebê já começa a entender o que é falado para ele dentro do útero materno. Quando você coloca uma música a partir do 4º mês de gestação, que é quando começa o desenvolvimento do sistema auditivo, reações como mudanças nos batimentos cardíacos já são percebidas", esclarece. 

Ela também diz que, após o nascimento, a comunicação é uma habilidade que é desenvolvida desde muito cedo, através da linguagem não-verbal. Por isso também, as brincadeiras, as interações com outras pessoas, adultos e crianças, são tão importantes para o desenvolvimento da linguagem.

Confira a explicação completa no podcast Coragem de Ser desta semana, que também traz uma entrevista com Roseli Garcia, para falar sobre a importância da arte acessível, como por exemplo, em museus que disponibilizem audioguia.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal


Leia MaisServiço de audioguia no Circuito de Visitação à Cúpula do SantuárioRoseli Behaker Garcia é analista de recursos humanos, atriz, consultora de audiodescrição e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ela conta um pouco sobre como a Arte inspira a sua vida e a vida de muitas pessoas.

Confira!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...