A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi adiada em 2020 e, neste ano, ocorrerá de forma virtual, de 12 a 16 de abril.
No contexto de pandemia, a Presidência da CNBB buscou alternativas para a realização do encontro anual do episcopado brasileiro e encontrou como melhor opção a forma on-line, por videoconferência, assim como outros encontros já realizados desde 2020.
Tema central
O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.
Além dos assuntos listados acima, os quais não serão objeto de deliberação, a 58ª Assembleia Geral da CNBB vai tratar da análise de conjuntura; do Ano Vocacional previsto para 2023; dos anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; do Colégio Pio Brasileiro, das Comissões, organismos e Regionais; da criação do Regional Leste 3, das Edições CNBB, do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e da pandemia do novo coronavírus.
Os bispos também aprovarão, como de costume, mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e o econômico. Este também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes.
Como de costume, há um momento de espiritualidade dos bispos, o retiro. Será na quinta-feira, (15). Conduzirá este momento o arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, Cardeal Seán Patrick O’Malley.
A 58ª Assembleia Geral da CNBB será de 12 a 16 de abril, com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. Diariamente, estão previstas entrevistas coletivas às 13h.
Confira abaixo os números de bispos e circunscrições eclesiásticas do Brasil, os quais estarão reunidos em comunhão durante mais uma assembleia da CNBB:
Leia MaisO que é a Assembleia Geral da CNBB?Membros
São membros da CNBB, bispos diocesanos; bispos auxiliares; bispos titulares e os prelados das Igrejas orientais católicas.
De acordo com levantamento da Secretaria Técnica da CNBB, atualizado em 7 de abril de 2021, atualmente a Igreja no Brasil conta com 309 bispos na ativa, os quais são membros da Conferência.
- 1 Administrador Apostólico
- 8 Administradores Diocesanos
- 46 Arcebispos
- 1 Arcebispo Eparca (Emérito)
- 1 Arcieparca Metropolitano
- 210 Bispos diocesanos
- 40 Bispos Auxiliares
- 8 Bispos Prelados
- 3 Eparcas
- 1 Exarca
O número de bispos eméritos, aqueles que tiveram renúncia aceita pelo Papa, é de 166. Portanto o total de bispos no Brasil é de 475 prelados.
As circunscrições eclesiásticas
A porção territorial confiada aos cuidados de um bispo é chamada circunscrição eclesiástica, também conhecida como “Igreja Particular”. Pode ser uma prelazia, uma diocese, arquidiocese, eparquia ou exarcado para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal. A soma dessas diferentes circunscrições presentes no Brasil é de 278, assim divididas:
- 217 Dioceses
- 45 Arquidioceses
- 3 Eparquias
- 8 Prelazias
- 1Exarcado
- 1 Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário próprio
- 1 Ordinariado Militar do Brasil
- 1 Administração Apostólica Pessoal
- 1 Arquieparquia
As Igrejas Particulares vacantes
Quando o bispo tem o pedido de renúncia aceito, falece ou é transferido para outra Igreja Particular, a diocese fica vacante. Atualmente, são nove circunscrições vacantes no Brasil, que ficam aos cuidados de um administrador até a nomeação do novo bispo. Veja quais são:
Alagoinhas (BA) - Padre Antônio Ederaldo de Santana é o administrador diocesano
Caçador (SC) - Padre Renato Caron, administrador diocesano
Cascavel (PR) - Padre Reginei José Modolo, administrador diocesano
Colatina (ES) - Padre Antônio Wilson Almança, administrador diocesano
Iguatu (CE) - Padre João Batista Moreira Gonçalves, administrador diocesano
Palmares (PE) - Padre Norberto Penzkölfer, administrador diocesano
Penedo (AL) - Padre Daniel Nascimento dos Santos, administrador diocesano
São Carlos (SP) - Dom Eduardo Malaspina, administrador diocesano
Rondonópolis-Guiratinga (MT) - Padre José Eder Ribeiro Lima, administrador diocesano
Fonte: * Com informações da CNBB
Faça orações junto ao Papa pelo Sínodo dos Bispos
Na véspera do Sínodo, Papa pediu para que todos rezassem por esse momento de encontro no Sínodo.
Movidos pela fé, peregrinos percorrem longos caminhos até o Santuário Nacional
Movidos pela fé e gratidão, peregrinos enfrentam longas jornadas de oração e superação, para chegar até o Santuário Nacional.
Modelos de fé na Novena da Padroeira: Abraão e Sara
Em unidade com o primeiro dia da Novena da Padroeira reflita a partir da história de Abraão e Sara.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.