No fim da manhã do primeiro dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB), Dom Laurent Birfuoré Dabiré, presidente da Conferência Episcopal de Burkina Faso e Níger desde 2019, foi convidado pela CNBB para dar um testemunho tocante da realidade que assola sua nação.
De forma clara e direta, Dom Dabiré relatou com profundidade como o terrorismo, com suas raízes profundamente conectadas ao contexto internacional. Desde os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, os grupos terroristas tomaram conta da África Ocidental, lançando a população em uma violência brutal e instabilidade política.
Para o programa Dons da Igreja, da TV Aparecida, Dom Dabiré narrou a situação atual em Burkina Faso e pede orações ao povo de Deus.
“O terrorismo vem assolando o país desde 2015, e vem atingindo toda a população e aumentando a cada ano que passa. Não são somente os cristãos que são perseguidos, mas também os muçulmanos. As paróquias estão fechadas, os padres não podem mais se deslocar. Religiosos e sacerdotes foram mortos, inclusive conhecemos alguns que são próximos a nós que foram mortos.
A minha vinda aqui é muito importante, porque eu venho buscar a solidariedade dos irmãos bispos, para que possam compreender toda a situação que estamos vivendo em Burkina Faso. Também muito importante é a oração, pedir a Nossa Senhora Aparecida que também interceda por nós”.
O bispo ainda destacou fatores que alimentam esse ciclo de terror, como pobreza, tráfico de órgãos e pessoas e desintegração das estruturas estatais. Durante a segunda sessão da Assembleia, Dom Dabiré falou da coragem e da vitalidade da Igreja no país e que mesmo com as dificuldades, a comunidade católica no país continua a desempenhar um papel fundamental na sustentação espiritual e material de seus fiéis.
Para se ter ideia da perseguição aos católicos e todo o povo de Burkina Faso, o bispo testemunhou que desde 2021, tem se deslocado pelo território de sua diocese utilizando helicópteros das Nações Unidas, devido à crescente insegurança das estradas, minadas e bombardeadas por grupos terroristas.
Após o emocionante relato de Dom Dabiré, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, expressou a importância da solidariedade da Igreja brasileira para o bispo e seu povo, condenando totalmente a violência e o terrorismo que assolam Burkina Faso.
add_circle_outline Acompanhe tudo sobre a 61ª Assembleia Geral da CNBB em a12.com/cnbb
.:: Cardeal Parolin fala sobre a oração sinodal dos Bispos
Fonte: CNBB
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.