Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 08 MAR 2019 - 14H06

Bater palmas durante a missa é errado?

A Missa é a celebração da Vida de Jesus, o mistério de sua Cruz, Morte e Ressurreição. Cada momento é formado por ritos e cada rito deve expressar o mistério que é celebrado, além de ajudar a comunidade a vivenciar a presença do Cristo Ressuscitado. Sendo assim, será que bater palmas durante a Celebração Eucarística é errado? Veja no vídeo alguns pontos que também listamos abaixo.

1. Sabemos que a missa é a celebração da Vida de Jesus, o mistério de sua Cruz, Morte e Ressurreição. No altar da Cruz, Jesus entregou sua vida por amor. No Altar da Eucaristia, Jesus é o amor que se faz pão para nos alimentar com o dom de sua própria vida.

2. No Salmo 47, encontramos essa bonita expressão: “Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com vozes alegres”. Sabemos que a oração deve ser a expressão do coração que se coloca para adorar a Deus, nosso Criador, e celebrar a grandeza do seu amor.

3. Todos os momentos da missa são formados por ritos: sejam os gestos e palavras feitos pelo sacerdote que preside, como gestos e palavras feitos pelos fiéis. Cada rito na missa, cada gesto, deve expressar o mistério que está sendo celebrado e ajudar a comunidade a vivenciar a presença do Cristo Ressuscitado. Na missa, nosso louvor é dirigido ao Pai, através de Jesus.

4. Por isso, o importante é valorizar e rezar bem cada momento da missa, não tirando nem acrescentado nada aos seus ritos próprios. É claro que, em alguns momentos, podem-se bater palmas, por exemplo: Durante o hino de louvor; após a proclamação do Evangelho - numa expressão de alegria pelo que Jesus falou e como acolhemos sua palavra em nossa vida -; na acolhida da Imagem de Nossa Senhora ou do Santo Padroeiro. Agora, é importante durante o período quaresmal evitar as palmas, por se tratar de um tempo de maior recolhimento.

5. O fundamental nesta questão é manter o equilíbrio entre os momentos de cada rito litúrgico, para que o silêncio e a contemplação também estejam presentes na celebração e não haja exageros de euforias.

.:: Veja Também ::

.:: Por que receber as cinzas?

.:: Católico pode participar de celebrações em Igreja Evangélica?

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.