Nas agendas das reuniões regionais deste ano de 2025, o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) segue finalizando seu cronograma na Argentina. Mais de 30 representantes dos episcopados localizados nos países do Cone Sul estão reunidos de 24 a 28 de março em Buenos Aires.
A delegação do Brasil é composta por sete pessoas. O cardeal Jaime Spengler, presidente do Celam e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou à reportagem da CNBB as expectativas do encontro. Segundo ele, a reunião tem o objetivo de gerar contatos, promover sinergias e fortalecer as lideranças sociais da região, que incentivarão as comunidades locais a caminhar juntas, ou seja, a viver sinodalmente.
O roteiro da organização do evento salienta tópicos que buscam compreender as necessidades dos episcopados em relação à sua missão, fortalecer a articulação entre as Igrejas locais e compartilhar o plano pastoral da organização.
De acordo com o site da CNBB, o processo parte da realidade das Igrejas locais, desafiando e determinando as ações pastorais da Igreja continental. Os participantes desse encontro são, nove bispos, dez padres, onze mulheres e oito leigos dos episcopados do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. Além de quatro facilitadores e quatro secretários que fazem parte da equipe do Celam e acompanham os trabalhos do grupo.
O encontro destacou, em especial, Metodologia, Uma Igreja ao lado do povo e Oração e análise da realidade. Para a CNBB, Dom Jaime Spengler frisou as principais características da reunião:
“Acredito que este encontro tem algumas características muito simples e específicas. O primeiro passo é conhecer-se, o segundo é compartilhar experiências, seguido de viver o espírito de oração e devoção, para construir e planejar o que, em última instância, nos levará a assumir compromissos comuns”, afirmou.
Fique sempre atualizado com o A12!
Fonte: CNBB
Mistérios da fé: dicas para viver o aspecto social da Quaresma
A Quaresma só é completa quando une oração e penitência à caridade, fortalecendo a conversão e o compromisso social de cada um.
Bicentenário de Acordo Brasil–Santa Sé mobiliza Conselho da CNBB
Reunião em Brasília trata da Assembleia Geral, projetos pastorais e celebra o bicentenário das relações diplomáticas com a Santa Sé.
É possível amar a Deus e dizer-se ateu? Papa explica!
Papa responde a um homem que se diz ateu e levanta uma questão central sobre fé, dúvida e a busca por Deus no mundo atual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.