"Não perca a simplicidade". Essas foram as palavras do Papa Francisco a Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), ao entregá-lo o barrete cardinalício no dia 7 de dezembro. O conselho do Santo Padre ecoa a frase que recebeu de Cardeal Claudio Hummes ao ser eleito Papa, há 11 anos: "Não se esqueça dos pobres".
Em entrevista exclusiva ao A12, prestes a ser acolhido pela Arquidiocese de Porto Alegre, onde atua, Dom Jaime enfatizou que essa simplicidade está profundamente enraizada no carisma de São Francisco de Assis, em que confia a vocação de sua vida quanto ao pontificado do Papa Francisco.
"A proximidade com os mais pobres é fundamental. Eles são nossos mestres. A Igreja, ao longo da história, sempre esteve atenta às suas necessidades."
Como presidente da CNBB e do CELAM, Dom Jaime tem a missão de reforçar uma Igreja sinodal, que promove a comunhão e a participação. O desafio é grande, ele destaca, mas é essencial para manter a relevância da Igreja no mundo de hoje.
Desde sua nomeação como bispo, Dom Jaime adotou o lema: "Gloriar-se na Cruz!"
“Nós que oferecemos o culto movidos pelo Espírito de Deus e que baseamos nossa glória em Cristo Jesus” Fl 3, 3b
Inspirado no hino de Filipenses, o cardeal explica que esse lema aponta para uma vivência cristã pautada na humildade e no serviço.
“A Igreja é chamada a ser no mundo sinal de contradição. Portanto, as cruzes que encontramos no cotidiano da ação pastoral são possibilidades para avançar com ainda maior determinação naquilo que é a missão da igreja, de ser sal da terra, luz do mundo e fermento de transformação”, refletiu, reforçando também que a missão de todo cristão é anunciar o Evangelho mesmo em meio às adversidades, buscando ser sinal de unidade e reconciliação.
Leia MaisO que é um Cardeal? Confira as principais dúvidas sobre o títuloDom Jaime também compartilhou a emoção de sua nomeação como cardeal, um momento que trouxe alegria não apenas à sua família, mas a toda a Arquidiocese de Porto Alegre e à família franciscana.
"Quando nós gostamos do que somos e amamos o que fazemos, temos que estar prontos para aquilo que a Igreja nos solicitar. Quando alguém é chamado a um serviço mais intenso em favor da comunidade de fé, todo o corpo se alegra. Isso vale para cada vocação: matrimonial, laical, consagrada ou ordenada."
Reze pela vocação de Cardeal Jaime Spengler
Fonte: Vatican News
Fragilidade: o caminho para o crescimento pessoal
"Pequeno tratado sobre a fragilidade" é um convite à reflexão de nossas vidas e a prática da empatia.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Bodas de Caná: o início simples da vida pública de Jesus
"Nas Bodas de Caná, Jesus transforma água em vinho, revelando sua missão e inspirando fé nos discípulos. Maria acredita e guia: 'Fazei tudo o que ele disser'."
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.