Neste ano de 2025, com a temática da Campanha da Fraternidade voltada às causas ambientais e na expectativa para a realização da COP 30, em novembro, em Belém, no Pará, a Igreja Católica segue com diversas agendas, debates e ações relacionadas a causa ambiental. Em virtude destas questões, em meados de março, foi lançada a identidade da Igreja Rumo à COP 30. A imagem traz várias representações, com cores e símbolos conectados ao compromisso com a ecologia integral e a justiça climática. Vamos conhecer?
A imagem tem no centro, a cruz que representa a fé e que une céu e terra, guiando a missão cristã de cuidar da Casa Comum. O amarelo remete à luz e à conversão, o azul simboliza a água como fonte de vida, o verde expressa a criação e a urgência da conservação da biodiversidade, enquanto o marrom representa a terra e o clamor dos pobres. Inspirada pelo Evangelho e pelo chamado do Papa Francisco, a Igreja se coloca em marcha para fortalecer as vozes das comunidades e impulsionar ações concretas na COP 30.
Ao site Vatican News, a designer da Casa Galileia responsável pelo desenvolvimento da identidade visual, Michelle Monteiro, contou como foi o processo de criação. “Imaginei um caminho para a identidade que conectasse o compromisso da Igreja com a justiça climática, na ideia de que somos um com ela e estamos agindo em comunhão com toda a Criação”, destacou.

Ainda segundo a designer, esta é uma marca que quer implicar o compromisso das comunidades na busca por soluções justas e audaciosas. “A paleta de cores e os ícones que formam as texturas, são propositalmente bem coloridos e alegres como somos aqui no Brasil. Os debates sobre mudanças do clima cada vez mais estão tensos, e precisamos renovar nosso compromisso a partir da alegria do povo, das comunidades e da esperança. É essa alegria que inspira ações presentes e futuras, porque queremos justiça climática para que a vida seja plena para todas as pessoas em seus territórios. Que a unificação dos elementos seja um convite a todos e todas para se conectarem com a mensagem dessa marca que construímos”, concluiu.
:. A preparação da Igreja para a COP 30
Fonte: Vatican News
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Natal e desigualdade social: o que a fé nos ensina a fazer
O Natal reacende a reflexão sobre pobreza e violência, lembrando que a partilha concreta é resposta essencial para devolver dignidade e esperança social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.