Em setembro, mês da Bíblia, nós católicos centramos nossa reflexão na Palavra de Deus, para que sempre mais ilumine nossa caminhada. Nós a lemos com o maior respeito, sem deturpá-la com interpretações equivocadas, deixando-nos guiar pela Igreja, porque “a autêntica hermenêutica da Bíblia só pode ser feita na fé eclesial" (Exortação Apostólica Verbum Domini, n. 29).
Por isso, protestamos contra o uso deturpado que tem sido feito de passagens bíblicas em nosso contexto político. Um exemplo claro é a repetida frase de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Dá vontade de perguntar como Pilatos: Qual verdade? A sua?
Se quero me apoiar em Jo 8,32, preciso assumir o compromisso de sempre dizer a verdade. É isto que acontece? Somos bombardeados com tantas mentiras, que fica difícil saber onde está a verdade. O pior é que muita gente espalha o joio, pensando que a fonte é limpa.
Leia MaisComo ler a Bíblia? 3 critérios para interpretar a Sagrada EscrituraComo interpretar a Bíblia corretamente? Como ler a Bíblia?O cristão católico repudia o uso do Nome de Deus e da Sua Palavra totalmente fora do contexto e sem nenhum apoio na interpretação correta, para justificar ideias absurdas, como dizer que "Jesus compraria arma de fogo se no tempo dele houvesse".
Vejamos dois lugares do Evangelho: Quando Jesus diz que não veio trazer a paz e sim a espada (cf. Mt 10,34), no texto paralelo de Lucas (12,51), em vez de “espada”, está “divisão”.
Portanto, usou linguagem figurada: não falava de armas, e sim de tensões que seu ministério ia provocar, sendo "ruína para uns, ressurreição para outros", como profetizara o velho Simeão em Lc 2,34.
Antes de ser preso, mandou vender a capa e comprar espada (Lc 22,36). Mas a continuação do diálogo esclarece que também falava usando imagens: avisava que “tempos perigosos viriam sobre os Apóstolos como sobre Ele próprio e que eles precisavam de coragem para enfrentá-los”.
Essa é a explicação dos estudiosos, confirmada pela sequência da história. Usando sua espada, Pedro corta a orelha de um soldado e é repreendido por Jesus: “Embainha tua espada; pois todos os que lançam mão da espada pela espada perecerão” (Mt 26,52). Seria uma contradição, Aquele que pregou o amor até aos inimigos, montar um grupo armado.
O sentido das palavras divinas nem sempre é o literal, mas sim aquele que o autor sagrado desejou transmitir. Será que alguém já cortou sua mão ao ler a palavra de Jesus em Mt 5,29: “Se tua mão te escandaliza, corta-a”? A exortação não seria, antes, para cortar todo tipo de relacionamento pecaminoso? A leitura fundamentalista, que toma toda palavra no seu sentido literal, não leva em conta o modo humano de falar.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.