Por Marília Ribeiro Em Brasil

Curiosidades sobre a ceia de Natal

ceia natal

O Natal é sinônimo de muitas tradições e família reunida para a ceia. A alimentação é um dos grandes atrativos da festa, que motiva a união, a confraternização e a celebração da família e dos amigos. Os preparativos precisam começar antes, no dia 24 de dezembro, para que todos os pratos tradicionais da época estejam prontos até o horário do jantar.

Mas qual a origem das tradições alimentares que compõem o Natal dos brasileiros? Os países que colonizaram o Brasil introduziram grande parte dos alimentos que consumimos nessa época. Confira algumas curiosidades:

* A rabanada é um doce feito com fatias de pão já amanhecido embebidas em leite e ovo, sendo depois fritas e polvilhadas com açúcar e canela. O costume veio de nossos colonizadores de Portugal. Lá, a sobremesa surgiu em conventos que queriam evitar o desperdício aproveitando os pães velhos.

* Prato principal da noite natalina, o peru veio para o Brasil por meio da cultura dos americanos, que, por sua vez, foi influenciada pela cultura dos ingleses. No século XIX, os britânicos substituíram o cisne pelo peru como ave de Natal, o que provocou sua popularização e a posterior introdução como prato principal na ceia tanto na Europa como nas Américas.

* A farofa foi trazida ao Brasil pelos escravos africanos. A primeira versão era de farinha misturada com dendê.

* Panetone também não pode faltar. Há várias lendas sobre seu aparecimento, mas nenhuma teoria é confirmada. No Brasil, ele foi popularizado depois da Segunda Guerra Mundial pelas mãos dos italianos.

* Da Europa, também agregamos as frutas secas e as oleaginosas. As frutas secas e oleaginosas eram utilizadas na Roma antiga com um significado especial. Por exemplo, as avelãs evitavam a fome, as nozes significavam abundância e prosperidade e as amêndoas protegiam as pessoas dos efeitos da bebida.

* O uso de frutas para enfeitar a mesa veio da Roma antiga quando uma mesa enfeitada com frutas era usada para homenagear o "solstício de inverno", que significava a noite mais longa do ano, quando a Terra atinge o ponto mais distante do sol, o que acontece por volta do dia 25 de dezembro. Nesta época, tâmaras, uvas e pêssegos eram banhadas em ouro para ornamentar a casa.

* Mas nem tudo veio de fora. O salpicão é um prato que nasceu aqui no nosso país. Entre as inúmeras variações, os ingredientes que basicamente compõe o prato são maionese, cenoura, batata, pimentão de varias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva-passa. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.