Brasil

Dia Mundial do Doador de Sangue: Papa agradece

Escrito por Redação A12

14 JUN 2021 - 08H00 (Atualizada em 14 JUN 2021 - 09H26)

Shutterstock doação-sangue (Shutterstock)

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data serve de alerta para aumentar a consciência da necessidade da doação, reconhecendo a sua importância em salvar vidas. Após a oração mariana deste domingo (13), o Papa Francisco recordou a data com um pensamento a todos aqueles que tornam possível este dom de vida:

"Agradeço de coração aos voluntários e os encorajo a continuarem seu trabalho, testemunhando os valores da generosidade e da gratuidade. Muito obrigado, muito obrigado!".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu a Itália este ano para sediar o evento global no Auditório Parco della Musica, em Roma. O programa inclui a inauguração da Aldeia Virtual dos Doadores. Às 21h, desta segunda-feira, o Coliseu será iluminado de vermelho. O slogan escolhido para 2021, "Doe sangue e faça pulsar o mundo", é um apelo dirigido especialmente aos jovens.

Doação no Brasil

Além de ter a oportunidade de salvar vidas, o ato de doar sangue traz também outros benefíciosEm alguns estados do Brasil, para incentivar são concedidos benefícios ao doador, como o direito a meia entrada em eventos ou a inscrição gratuita em concursos públicos.

Leia MaisVamos doar sangue?Quem doa sangue também tem direito a exames de pré-triagem e todo doador tem garantido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o direito de se ausentar do trabalho, sem desconto no salário, por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, para realizar doação voluntária de sangue.

Outro benefício do ato de doar sangue, além de solidário e social, é que faz bem ao sistema cardiovascular. Então procure o hemocentro mais próximo e ajude a salva uma vida!

Confira quais os requisitos básicos para se tornar um doador:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). 

O Ministério da Saúde do Brasil realizou no dia 23 de março, o dia D da campanha “Meu Sangue Brasileiro”. Até agora, não houve desabastecimento no país, mas, em 2020, por causa da pandemia de covid-19, houve queda no número de doações de aproximadamente 20%. 

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi estabelecido em 2005 pela Organização Mundial da Saúde no dia do nascimento de Karl Landsteiner, um cientista ganhador do Prêmio Nobel que descobriu os três grupos sanguíneos A - B - O.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.