Por Redação A12 Em Brasil Atualizada em 13 JUN 2018 - 13H16

Dia Mundial do Doador de Sangue: Conheça os benefícios deste ato de solidariedade

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data serve de alerta para aumentar a consciência da necessidade da doação, reconhecendo a sua importância em salvar vidas.

shutterstock
 shutterstock

Desta época até o final das férias escolares, os estoques ficam em baixa por conta das viagens em família, e é quando mais pessoas necessitam de transfusão. Com isso, os profissionais de saúde realizam campanhas para atrair mais doadores. Além de ter a oportunidade de salvar vidas, o ato de doar sangue traz também outros benefícios.

:: Campanha Junho Vermelho mobiliza a população a doar sangue

Em alguns estados do Brasil, para incentivar a doação de sangue, são concedidos benefícios ao doador como o direito a meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, outros garantem a inscrição gratuita em concursos públicos.

Leia MaisDoação de Sangue: Menos de 2% dos doadores brasileiros são regularesMédico aponta importância da doação de sangueHemocentros enfrentam desafios para estimular voluntariados à prática da doação de sangueQuem doa sangue também tem direito a exames de pré-triagem e todo doador tem garantido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o direito de se ausentar do trabalho sem desconto no salário por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, para realizar doação voluntária de sangue.

Outro benefício do ato de doar sangue, além de solidário e social, é que faz bem ao sistema cardiovascular. Então procure um hemocentro mais próximo e ajude a salva uma vida!

Para conhecer o Hemocentro mais próximo da sua cidade, acesse o site da Fundação Pró-sangue, do Hemocentro de São Paulo.

Confira quais os requisitos básicos para se tornar um doador:

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.