Brasil

O Fracasso do Estado no Brasil

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

28 OUT 2021 - 08H26 (Atualizada em 28 OUT 2021 - 08H51)

helloRuby/ Shutterstock

“Um Estado sem meios para mudar, não tem meios para se conservar”. Esta frase do pensador inglês Edmund Burke nunca foi tão atual no cenário político brasileiro.

Nos últimos tempos, vemos o fracasso do Estado tanto nas questões de combate à corrupção, como também nas questões humanitárias. Um Estado em que questões referentes à corrupção são temas de campanhas políticas, mas que, com o passar do tempo, revelam a outra face de um governo, mostra que o Estado tem fracassado num sentido ad intra (de dentro) para ad extra (para fora). Onde a busca por uma melhoria na situação de vida da população fica em segundo plano e a proteção da própria reputação se faz presente, revela um governo, um Estado que fracassou na proteção, ajuda e avanços na sociedade.

Leia MaisA polarização política no Brasil: o desastre do populismoUm Estado que não se preocupa com a população fracassou em seu dever primeiro, que é o serviço ao povo, à nação. A partir do momento em que surgem dificuldades para que o Estado realize tudo aquilo que a população espera que seja feito, mostra-se que o governo perdeu sua capacidade de liderar e já não consegue mais se conservar no poder.

Shutterstock.
Shutterstock.

Conservar o Estado é saber mudar com o passar do tempo. Adaptar-se aos novos tempos e não ficar para trás. Avanços tecnológicos, científicos e educacionais simbolizam uma conservação do próprio Estado como “aquele ponto de referência” para as pessoas que ali vivem, sob a tutela do Estado. Estar disposto ao diálogo com as demais nações e manter boas relações, é um caminho para o avanço estatal, pois garante parceiros internacionais.

Leia MaisA queda dos Ícones: Uma análise política globalPreservar a reputação do Estado é estar disposto a garantir à toda a população seus direitos básicos e indispensáveis para a sobrevivência. Garantir empregos e salários dignos e uma estrutura de ensino, saúde e segurança de qualidade mostram um Estado soberano e forte.

Portanto, o fracasso do Estado no Brasil não ocorre apenas por causa de um governo, ou de uma coligação política que esteve no comando por tanto tempo, mas é a partir do todo. Políticos do passado e que ainda estão no poder, esquecendo de avançar em suas opiniões, em seus argumentos... A velha Republica passou e o Estado necessita de novos meios para mudar, avançar e enfim, se conservar.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...