Não há como desvincular a formação do povo brasileiro da realidade da escravidão no período colonial. Leia Mais8 músicas para adquirir consciência negra
A escravidão africana foi utilizada pelos portugueses como meio para atender as demandas de trabalho nas plantações e minas de ouro, ao iniciarem a exploração econômica no território do nosso país.
Na época, muitos negros eram impedidos de frequentar as igrejas e expressar suas devoções aos santos considerados “próprios dos brancos”.
Embora a abolição da escravatura tenha ocorrido em 1988, até hoje respinga na sociedade a desigualdade social e a discriminação racial.
Queremos recordar neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, esse contexto da Igreja Católica, onde nasceram diversas irmandades, por meio das comunidades negras; para fomentar, por exemplo, a devoção à Nossa Senhora, como as seguintes:
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Uma das irmandades mais antigas e conhecidas em nosso país surgiu no decorrer do período colonial e desde a sua origem era composta de negros e mulatos. As práticas de devoção a São Benedito e à Nossa Senhora do Rosário eram atividades centrais dos encontros.
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Esta irmandade também teve sua origem no Brasil colonial e é conhecida simplesmente como “Irmandade Rosário”. Ela foi fundamental na vida das comunidades afrodescendentes e escravos que desejavam expressar a fé católica, mas ao mesmo tempo preservar suas tradições, tendo como centro a devoção à Nossa Senhora do Rosário.
Irmandade de Nossa Senhora do Livramento
Surgiu no Estado do Maranhão, no final do século XIX em torno da prática da devoção à Nossa Senhora do Livramento e contribuiu na propagação da cultura afro-brasileira.
Dessa forma, essas e outras irmandades católicas estabeleceram e, algumas desempenham ainda na atualidade, um importante papel na espiritualidade das comunidades negras, dando oportunidades para a expressão religiosa e a preservação cultural.
:: E você, conhece ou faz parte de alguma irmandade? Conte para nós nos comentários!
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.