Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Reprodução/ Montagem A12
Cinema

Papas na ficção: como o cinema retrata o pontificado católico

Filmes e séries revelam diferentes visões sobre o papado, entre representações fiéis, críticas e distorções da realidade da Igreja.

Pe Jose Inacio de Medeiros

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

06 MAI 2025 - 18H00

O pontificado é, sem dúvida alguma, a instituição mais representativa da Igreja Católica desde que Jesus Cristo conferiu a Pedro a missão de apascentar o seu rebanho.

Sendo o Trono de Pedro confiado a seres humanos, passíveis de erros e defeitos, tivemos na história da Igreja algumas situações de crises e dificuldades, de erros e pecados, mas, sem dúvida alguma, os exemplos de santidade e de dedicação total ao pastoreio do rebanho de Jesus Cristo supera em muito o número daqueles que possam ter passado à história pelos seus maus exemplos na condução da Igreja, sobretudo, em tempos passados.

Leia MaisO ponto de vista de um cardeal sobre o filme ‘Conclave’Por esta razão, desde que a chamada Sétima Arte passou a se desenvolver, o pontificado tornou-se um tema inspirador de muitas filmagens que levam da ficção à realidade ou vice-versa.

Um dos primeiros filmes a destacar o pontificado foi Quo Vadis, drama de 1951, que narra as primeiras dificuldades com as perseguições em Roma, o que leva o apóstolo Pedro a tentar sair da cidade às escondidas. Temos depois o filme Cardinal Richelieu, de 1935, baseado numa peça teatral de 1839, que conta a história do cardeal francês Richelieu e suas relações com Luís XIII, no século XVII, impactando o pontificado.

E não podemos nos esquecer do clássico As Sandálias do Pescador, de 1968, no qual o Arcebispo ucraniano Kiril Lakota é liberto depois de duas décadas como prisioneiro político na Sibéria. Ao chegar em Roma, uma série de eventos faz com que ele seja eleito o primeiro Papa de um país comunista na história do Vaticano.

De lá para cá muitos filmes foram produzidos, retratando com maior ou menor fidelidade e veracidade a realidade do pontificado.

Conclave, o filme / Divulgação
Conclave, o filme / Divulgação

Da ficção à realidade

Nos nossos tempos, temos diversas películas e séries de TV que, ao seu modo, retratam com maior ou menor fidelidade a realidade do Pontificado e da Igreja.

Amém é um filme de Costa-Gravas, de 2002, que conta a história de um católico que tenta chamar a atenção do Vaticano sobre as atrocidades nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Ajudado por um jovem jesuíta que lhe dá ouvidos e o ajuda, organiza uma campanha para que o Papa quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.

Lutero é um drama-documentário de 2003 que conta a história do alemão Martinho Lutero que se torna monge após sobreviver a uma tempestade, mas fica atordoado com certas práticas adotadas pela Igreja Católica, o que o leva ao movimento de contestação.

Os Bórgias é uma série de 2011, que conta a trajetória da nobre família ítalo-espanhola diante da eleição de Rodrigo Bórgia, como Papa Alexandre 6º, em 1492. Ele aos poucos se torna sinônimo de corrupção durante a Renascença. A história dos Bórgias inspirou obras como o tratado político de Maquiavel, “O Príncipe”, e “O Poderoso Chefão”, de Mario Puzo.

Habemus Papam: O filme que usa como título a expressão que designa a eleição de um novo pontífice é de 2012, retratando a eleição de um novo papa que sofre um ataque de pânico quando deveria ser anunciado no balcão da Praça de São Pedro. Um terapeuta é chamado para auxiliar.

The Tudors é outra série de sucesso exibida em quatro temporadas, entre 2007 e 2010, mostrando a vida do rei Henrique VIII, da Inglaterra. Ele foi rei por 40 anos e levou à separação da Igreja católica com a criação da igreja anglicana. Na história, um dos personagens é o Papa Paulo III.

Nos últimos anos, o Papa João Paulo II foi tema de diversas películas e séries. João Paulo II: Esse é um dos filmes que retrata a vida e o pontificado do Papa polonês. O filme é de 2005 e conta a vida do Santo Padre, interpretado pelo ator John Voight.

Outro filme sobre João Paulo é Have no Fear, produzido em 2005. Karol é mais um filme, este de 2005, que conta a história da vida do Papa Karol Wojtyla. Papa João Paulo II, filme de 1984, traça a vida e a carreira do cardeal polonês Karol Wojtyla até o dia em que se tornou papa, em 1978. Há também a série Karol: O Papa, o Homem, minissérie histórico-biográfica de 2006 que conta a vida do Papa João Paulo II.

Gone with The Pope é um filme de aventura produzido em 1976, mas lançado, em 2010, contando o plano de raptar o papa e cobrar um dólar de cada católico do mundo como resgate.

O Banheiro do Papa é um filme de 2007, narrando a repercussão da visita do papa João Paulo II, no ano 1988, à cidade de Melo, no Uruguai, próxima à fronteira com o Brasil.

O Conclave, filme de 2006, retrata o conclave de 1458, onde o cardeal Rodrigo Borgia participou de sua primeira eleição pontifícia. Mais tarde, em 1492, ele se tornaria o Papa Alexandre VI.

Papa Giovanni, filme biográfico de 2002, conta a história do Papa João XXIII.

Saving Grace, é um filme de 1986, contando a história de um jovem papa que acidentalmente se tranca fora do Vaticano e acredita que isso é um plano de Deus para ele.

Leia MaisO filme Conclave: o que podemos aprender assistindo?Para fechar nossa narrativa, mesmo deixando de fora outros filmes, temos o mais recente Conclave, que, apesar de ter concorrido a 8 Oscars em 2025, recebeu muitas críticas por mostrar cardeais caricaturados que participam de um possível conclave, deixando-se envolver numa atmosfera de politicagens, com o Colégio dos Cardeais dividido e sem profundidade espiritual.

Muitos cineastas, diretores e produtores são experts em sua arte, mas, na maioria das vezes, desconhecedores da realidade e da história da Igreja, tendo, por diversas razões, uma visão distorcida da realidade eclesial e pontifícia. Por isso, mais do que nunca, é importante o exercício da lucidez e do senso crítico, especialmente com a profusão de fake news e inverdades que circulam nas redes sociais.

Escrito por:
Pe Jose Inacio de Medeiros
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista que atua no Instituto Histórico Redentorista, em Roma. Graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Cinema

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...