Quem nunca se sentiu deslocado, fora do lugar ou sem saber quem é de verdade?
"Elio", nova animação da Pixar para este ano, transforma essas questões em uma verdadeira jornada intergaláctica, mas que ecoa diretamente no coração de qualquer jovem em busca de sentido.
Na trama, Elio é um garoto comum que, por acidente, é confundido com o Embaixador da Terra em uma reunião com espécies de todo o universo. De repente, ele se vê diante do desconhecido, sendo chamado a representar toda a humanidade — mesmo sem se sentir pronto para isso.
A pergunta "Quem sou eu?" move a história. Elio é alguém que não se sente parte nem mesmo do próprio mundo. Porém, ao ser lançado em uma missão que parece grande demais para ele, é forçado a olhar para dentro.
Pela Bíblia, somos ensinados de que uma identidade em Cristo não se constrói sozinha. Em Jeremias 1,5, Deus diz: “Antes que eu te formasse no seio materno, eu te conhecia, antes que saísses do ventre, eu te consagrei; eu te estabeleci profeta das nações”. Esse versículo nos faz refletir que para Deus jamais seremos definidos por rótulos, fracassos ou expectativas alheias, mas por um olhar de amor.
Na animação, Elio é uma criança humana, ou seja, não tem superpoderes nem muita experiência. E mesmo assim, é chamado a representar a Terra e precisa arcar com essa responsabilidade. Isso mostra que o importante não é ser perfeito, mas estar disposto. É o tipo de lógica que também encontramos no Evangelho.
Como diz São Paulo:
"Por isso me comprazo em minhas fraquezas, nas injúrias, nos sofrimentos, nas perseguições, nas angústias suportadas por Cristo; pois quando sou fraco, é então que sou forte." (2Cor 12,10)
Leia MaisSérie animada da Disney+ nos ensina a perseverança da fé Essa inversão também aparece na animação: Elio carrega o peso do mundo e aprende que coragem é permanecer de pé mesmo quando se sente pequeno.
Outro ponto forte do filme é a empatia. Em vez de tentar impor suas ideias, Elio aprende a ouvir quem está ao seu redor e ao seu novo amigo alienígena, Glordon. E essa escuta transforma. Algo que parecia impossível, como o diálogo entre espécies tão diferentes, torna-se realidade através da humildade e da escuta sincera.
Na vida real, isso tem nome: vocação. É possível ser ponte entre realidades distintas e ouvir o outro com o coração aberto. Como dizia São Bento:
"Escuta, ó filho, os preceitos do Mestre e inclina o ouvido do teu coração." (Regra de São Bento, c. 530)
A grande lição que vamos aprender com Elio é simples, mas sem deixar de ser poderosa: não precisa se encaixar em moldes para ser alguém importante. Ter autenticidade é um dos maiores talentos que podemos desenvolver!
Santa Teresinha do Menino Jesus dizia: "A Santidade consiste simplesmente em fazer a Vontade de Deus e ser exatamente o que Deus quer que sejamos."
Ou seja, ser quem somos com toda sinceridade e confiança que pudermos, pode ser o nosso maior presente ao mundo!
"Elio", dirigido por Adrian Molina (de Viva: A Vida é uma Festa), estreia em junho de 2025 e, mesmo sendo uma ficção espacial, traz temas muito humanos!
Reflita consigo mesmo: e se o mundo dependesse de mim, mesmo sem eu me sentir preparado, eu daria conta?
:: Compartilhe esta matéria com um amigo que quer descobrir sua missão no mundo!
Fonte: Tupi.FM
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Envelhecer bem é possível, mas como?
O livro “A Arte de Envelhecer” mostra como chegar aos 60 anos com dignidade e traz reflexões atuais sobre a terceira idade no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.