Comunicação

Como nós cristãos devemos usar a tecnologia?

Escrito por Anderson Felipe

20 JUL 2023 - 11H07 (Atualizada em 20 JUL 2023 - 11H31)

Happy Max/Shutterstock

O chamado à responsabilidade e ao discernimento no uso da tecnologia é uma questão relevante nos dias de hoje. Diante de tanto discurso de ódio e intolerância, além da disseminação de notícias falsas, existe um grande apelo para o uso consciente e responsável da tecnologia, principalmente por parte dos cristãos.

Leia MaisManaus será sede do Mutirão de Comunicação em 2025Muticom 2023: Como viver o amor ao próximo no ambiente digital?A igreja reconhece que a tecnologia no uso da comunicação oferece muitos benefícios para a sociedade como a “criação laços de solidariedade entre os homens” como diz a Instrução Pastoral Communio et progressio,  mas também reconhece que o uso indiscriminado ou inadequado pode ter consequências negativas e prejudicar a dignidade humana, onde nós enquanto usuários “somos reduzidos a consumidores, escravos de interesses privados concentrados nas mãos de poucos”, como o Santo Padre disse em mensagem aos participantes da plenária da Pontifícia Academia para a Vida, em fevereiro de 2020.

Portanto somos encorajados a refletir e discernir sobre como usar os meios digitais de comunicação de forma ética e responsável com base nos princípios da justiça, caridade e respeito ao próximo.


Shutterstock
Shutterstock


Somos chamados a utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a solidariedade, combater a injustiça e a desigualdade social. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio das redes sociais para disseminar mensagens de paz, compaixão e esperança.

A missão evangelizadora é o ponto central do chamado à responsabilidade e discernimento. Através de diversos veículos e conteúdos, somos encorajados a compartilhar a mensagem de amor, misericórdia e salvação oferecida por Jesus Cristo.

Por meio de blogs, podcasts, vídeos, redes sociais e outras formas de mídia digital podemos alcançar pessoas que de outra forma não teriam acesso a essa mensagem. Vale ressaltar que esta modernidade ao transmitir tais mensagens não é moralmente neutra, ela pode ser usando tanto para o bem quanto para o mal.

Portanto, como seguidores e imitadores de Cristo que sempre buscamos ser em nossa caminhada de vida, devemos discernir os impactos das nossas escolhas tecnológicas e se elas estão em consonância com os valores cristãos. Isso implica no uso excessivo ou viciante da tecnologia (principalmente nos tirando o foco da evangelização e do uso consciente), respeitar a privacidade dos outros, combater a disseminação de notícias falsas e destrutivas (comprometendo a dignidade do próximo).

De maneira geral, a tecnologia quando usada adequadamente, além de promover a dignidade humana, pode promover o bem comum, a justiça e a evangelização.


Padre Henrique Maciel falou com o devotos da Mãe Aparecida sobre o uso da tecnologia


Fonte: Vatican Media

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Anderson Felipe, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...