O Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) realizou nesta semana, de 11 a 14 de agosto, em Aparecida, o Encontro de Executivos de TVs Católicas da América Latina e Caribe.
O evento reuniu representantes de 27 emissoras de TV de inspiração católica, de 12 países diferentes. A reunião foi promovida pelo CELAM, com apoio da SIGNIS Brasil, organismo que conduz e representa as emissoras de TV católicas, e parceria da Comissão Episcopal da Comunicação, da CNBB — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Segundo Nelson Henrique Batistote, Coordenador da SIGNIS Brasil em São Paulo, o principal objetivo do encontro de executivos é promover a reflexão dos desafios que as emissoras de orientação católica terão enquanto meios de comunicação para evangelizar.
“Desafios em áreas financeiras, tecnológicas, e sobre o nosso posicionamento dentro da sociedade, e os rumos que nós precisamos tomar. Tudo isso foi debatido, dentro da sinodalidade, buscando sempre trabalhar em comunhão”, explicou Batistote.
Ao longo dos quatro dias do encontro, foram realizadas plenárias abordando temas atuais. Na área da tecnologia, foram tratados temas como a influência e o uso da Inteligência Artificial (IA), os desafios tecnológicos, e novidades sobre tecnologias de transmissão.
“Um tema muito relevante tratado no encontro foi sobre as formas de chegar até os mais jovens, usando especialmente as redes sociais como ferramenta”, completou Nelson Batistote.
Além dos debates e discussões sobre o universo das TVs católicas, os representantes dos 12 países presentes no evento participaram da Santa Missa na manhã da última quarta-feira (13), e puderam também fazer um tour completo pelo Santuário Nacional.
.:: LEIA MAIS: Missa marca encontro de TVs católicas da América Latina
Sobre esse momento de fé, Batistote comentou que, especialmente para os participantes estrangeiros que pela primeira vez estavam no Santuário, foi uma enorme emoção:
“Estar na Casa da Mãe é um momento muito especial e único para todos nós. Para quem sempre está aqui em Aparecida, cada visita à Basílica é uma enorme emoção, então imagino o que se passou no coração deles que pela primeira vez estavam visitando o Santuário. A missa coroou nosso evento com a benção da Mãe Aparecida, nesse Santuário que é referência mundial. A bênção da Mãe Aparecida vai ajudar a conduzir nossos trabalhos de forma mais tranquila e de acordo com a vontade de Deus”, completou.
O coordenador da SIGNIS Brasil finalizou:
“No último dia de plenárias, fizemos um balanço de tudo o que foi abordado, bem como ouvimos o posicionamento de cada participante e finalizamos com um projeto em conjunto que nós queremos construir. Foi uma ótima e produtiva semana, sob a benção da Mãe Aparecida”.
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
TV Aparecida celebra 20 anos em audiência com Papa Leão XIV
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas celebrarão os 20 anos da TV de Nossa Senhora que evangeliza e leva o amor da Mãe Aparecida para muitos lares
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.