O Papa Leão XIV se reuniu com os membros da Federação Bíblica Católica durante encontro em Roma. Ao recordar os 60 anos da Dei Verbum, um dos principais documentos do Concílio Vaticano II, ele destacou a urgência de ampliar o acesso à Sagrada Escritura no mundo atual. A fala do Santo Padre vem de encontro, especialmente, diante da realidade das novas gerações, imersas em ambientes digitais.
O Pontífice ressaltou que o mandato da Igreja permanece o mesmo: proclamar o kerygma, ou seja, anunciar e permitir que a Palavra de Deus alcance cada pessoa.
"É essencial garantir a todos os fiéis um fácil acesso à Sagrada Escritura, para que todos possam encontrar o Deus que fala, partilha o seu amor e nos atrai para a plenitude da vida".
Leão XIV também sublinhou o valor das traduções bíblicas e agradeceu o trabalho da Federação em promover a Lectio Divina e iniciativas que incentivam a leitura frequente da Bíblia.
Contudo, apontou um desafio crescente: muitos jovens vivem hoje em espaços digitais onde a voz do Evangelho perde força diante de tantos estímulos. Em outras regiões do mundo, culturas inteiras ainda não tiveram contato real com a mensagem cristã.
keyboard_arrow_right O que significa “acesso patente à Sagrada Escritura” em nosso tempo?
keyboard_arrow_right Como facilitar esse encontro para aqueles que nunca ouviram a Palavra de Deus ou cujas culturas permanecem intocadas pelo Evangelho?”
Essas questões convidam a Igreja a pensar em novas linguagens e caminhos criativos e também se conectam com esforços já existentes, como o do Portal A12.
A plataforma oferece a Bíblia on-line em a12.com/biblia e no Aplicativo Aparecida, que permite ao devoto ter acesso à Palavra de Deus na palma da mão, de modo fácil, prático e confiável. É o intuito do Santuário Nacional que caminha junto com a preocupação do Papa em garantir a proximidade com as Escrituras, especialmente no ambiente digital.
Ao concluir o encontro, Leão XIV rezou para que cada nova iniciativa esteja enraizada na espiritualidade de Maria: "Que a Virgem Maria, Mãe de Deus e ventre pelo qual o Verbo se fez carne, nos ensine a arte de ouvir, nos fortaleça na obediência à sua Palavra e nos guie para magnificar o Senhor".
:: Por que há diversas traduções para a Bíblia no mesmo idioma?
Fonte: Vatican News
Catequese viva nasce do estudo e da vida de oração
Em Aparecida (SP), catequistas partilham experiências e reforçam a necessidade de formação contínua e vida espiritual para anunciar a fé às novas gerações.
Reflexão Semanal: as bem-aventuranças como caminho para nós
As bem-aventuranças revelam o caminho da verdadeira felicidade, marcado pela confiança em Deus e pela vivência do amor. Assista à reflexão completa!
Sinodalidade: a comunicação na era da inteligência artificial
Na mensagem para o Dia das Comunicações, o Papa Leão XIV destaca a responsabilidade no uso da tecnologia e o valor da escuta e da empatia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.