Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Comunicação

Rede de Televisão ALMA é criada após encontro em Aparecida

“Aliança Latino-Americana e Caribenha de Meios Audiovisuais Católicos” foi criada no âmbito do Encontro de Executivos de TVs Católicas, promovido pelo CELAM

Escrito por A12

18 AGO 2025 - 15H47 (Atualizada em 18 AGO 2025 - 16H56)

Reprodução/Vatican Media

Representantes de 28 emissoras de inspiração católica de 12 países estiveram reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 11 e 14 de agosto, em encontro promovido pelo Centro para a Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam).

A iniciativa iniciativa inédita levou adiante o objetivo de constituir uma rede de televisões católicas no âmbito continental, como espaço colaborativo de sinergia e articulação em perspectiva sinodal. Nasce assim a ALMA (Aliança Latino-Americana e Caribenha de Meios Audiovisuais Católicos).

A proposta de reunir as emissoras está em comunhão com as conferências episcopais do continente e inspirada pelo Magistério do Papa Francisco. “Essa é a proposta de uma rede que estará a serviço da missão da Igreja na América Latina e no Caribe, para levar adiante linhas estratégicas, conjuntas e solidarias, a favor de um maior alcance e incidência da voz profética do Celam”, disse Óscar Elizalde Prada, diretor do Centro de Comunicação do Celam.

.:: LEIA MAIS: Executivos de TVs Católicas se reúnem em Aparecida 

Em entrevista à TV Aparecida, Óscar destacou a intenção de favorecer o conhecimento e o aprendizado mútuo entre os representantes. A metodologia do encontro previu a realização de um diagnóstico e um mapeamento da realidade das televisões católicas do continente. Outra proposta foi identificar boas práticas comunicativas nas televisões com vistas à sua sistematização e divulgação.

“No encontro, constatamos que, geralmente, temos desafios muito parecidos, por exemplo, a necessidade de acompanhar a formação, a necessidade de investimento em tecnologia, a necessidade de trabalhar juntos para a criação de bons conteúdos que possam ser utilizados por outras televisões, até as menores que não tem condições de gerar conteúdo, mas que tem vontade de crescer. Mas também a ideia de chegar a uma nova audiência – como os jovens, as crianças, acompanhar os processos da fé”, comentou Óscar.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados com a realidade poliédrica das televisões católicas da América Latina e do Caribe, e a comunicação no Magistério do Papa Francisco aplicada ao mundo da televisão.

Debateram-se também as possibilidades de criar conteúdos audiovisuais para tornar possível uma Igreja sinodal, as questões que estão surgindo diante das novas tecnologias e da Inteligência Artificial na cultura digital, e o futuro das televisões católicas diante dos desafios e oportunidades que advêm da Televisão 3.0.

Além dos debates e dos trabalhos que culminaram com a formação da Rede ALMA, o encontro contemplou diversos momentos de espiritualidade, incluindo a peregrinação dos participantes à Basílica de Aparecida, onde celebraram a Eucaristia em sintonia com o Ano Jubilar, renovando seu compromisso com a missão evangelizadora da Igreja, como “peregrinos de esperança”.

.:: LEIA MAIS: Missa marca encontro de TVs Católicas da América Latina

Fonte: www.cnbb.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...