Representantes de 28 emissoras de inspiração católica de 12 países estiveram reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 11 e 14 de agosto, em encontro promovido pelo Centro para a Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam).
A iniciativa iniciativa inédita levou adiante o objetivo de constituir uma rede de televisões católicas no âmbito continental, como espaço colaborativo de sinergia e articulação em perspectiva sinodal. Nasce assim a ALMA (Aliança Latino-Americana e Caribenha de Meios Audiovisuais Católicos).
A proposta de reunir as emissoras está em comunhão com as conferências episcopais do continente e inspirada pelo Magistério do Papa Francisco. “Essa é a proposta de uma rede que estará a serviço da missão da Igreja na América Latina e no Caribe, para levar adiante linhas estratégicas, conjuntas e solidarias, a favor de um maior alcance e incidência da voz profética do Celam”, disse Óscar Elizalde Prada, diretor do Centro de Comunicação do Celam.
.:: LEIA MAIS: Executivos de TVs Católicas se reúnem em Aparecida
Em entrevista à TV Aparecida, Óscar destacou a intenção de favorecer o conhecimento e o aprendizado mútuo entre os representantes. A metodologia do encontro previu a realização de um diagnóstico e um mapeamento da realidade das televisões católicas do continente. Outra proposta foi identificar boas práticas comunicativas nas televisões com vistas à sua sistematização e divulgação.
“No encontro, constatamos que, geralmente, temos desafios muito parecidos, por exemplo, a necessidade de acompanhar a formação, a necessidade de investimento em tecnologia, a necessidade de trabalhar juntos para a criação de bons conteúdos que possam ser utilizados por outras televisões, até as menores que não tem condições de gerar conteúdo, mas que tem vontade de crescer. Mas também a ideia de chegar a uma nova audiência – como os jovens, as crianças, acompanhar os processos da fé”, comentou Óscar.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados com a realidade poliédrica das televisões católicas da América Latina e do Caribe, e a comunicação no Magistério do Papa Francisco aplicada ao mundo da televisão.
Debateram-se também as possibilidades de criar conteúdos audiovisuais para tornar possível uma Igreja sinodal, as questões que estão surgindo diante das novas tecnologias e da Inteligência Artificial na cultura digital, e o futuro das televisões católicas diante dos desafios e oportunidades que advêm da Televisão 3.0.
Além dos debates e dos trabalhos que culminaram com a formação da Rede ALMA, o encontro contemplou diversos momentos de espiritualidade, incluindo a peregrinação dos participantes à Basílica de Aparecida, onde celebraram a Eucaristia em sintonia com o Ano Jubilar, renovando seu compromisso com a missão evangelizadora da Igreja, como “peregrinos de esperança”.
.:: LEIA MAIS: Missa marca encontro de TVs Católicas da América Latina
Fonte: www.cnbb.org.br
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.