A discussão global sobre Inteligência Artificial tem ganhado inspiração nos ensinamentos do Papa Francisco e do Papa Leão XIV. Líderes e especialistas de 9 países irão se reunir para refletir sobre a IA a partir de uma perspectiva que vem do Evangelho: a dignidade humana e o cuidado com a Casa Comum. O evento será realizado nesta sexta-feira (5), em Roma, no Instituto Maria Santíssima Bambina.
O simpósio intitulado “Inteligência Artificial e o Cuidado da Nossa Casa Comum” apresenta os resultados de uma pesquisa inédita, iniciada em 2024, a pedido de Francisco. O Papa Leão XIV também está contribuindo, por meio de suas recentes reflexões acerca do uso ético das tecnologias.
A questão é simples, porém profunda: que tipo de sociedade estamos construindo quando permitimos que máquinas tomem decisões que antes pertenciam ao ser humano?
Ambos os Papas insistem que a Inteligência Artificial precisa caminhar junto de critérios éticos firmes, para impedir que a tecnologia, sem regulação, aprofunde desigualdades sociais, crie dependências perigosas ou se torne instrumento de manipulação social.
O evento irá reunir especialistas de dez universidades e duas organizações internacionais; já o estudo busca entender como a IA está transformando áreas essenciais da vida: indústria, finanças, educação e comunicação.
O esforço é conjunto, multidisciplinar e internacional e contém participação de representantes de importantes empresas, incluindo a Meta, responsável pelo Facebook e Instagram.
Com a apresentação dos principais resultados da pesquisa, serão investigados e debatidos com especialistas de diversas frentes, os riscos e distorções já observados no uso antiético da IA, desde a exploração de dados até mecanismos opacos de decisão algorítmica que afetam populações vulneráveis.
A sessão contará com apresentações de Laura Bononcini, diretora de Políticas Públicas para o Sul da Europa e Israel da Meta; Bruno Patino, vice-presidente da ARTE GEIE e presidente da ARTE França; e Florian Jug, Senior Group Leader and Head of Image Analysis Facility, Human Technopole. E é promovido pela Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice e pela SACRU (Aliança Estratégica de Universidades Católicas de Pesquisa).
O evento e os demais esforços dos últimos dois papas são uma convocação a universidades, governos, empresas e comunicadores. A partir do olhar atento da Igreja, como um convite para a sociedade construir, em conjunto, um futuro tecnológico que não perca de vista aquilo que Francisco ensinou e que o Papa Leão XIV agora repete com insistência: a pessoa humana não é um dado processável, é mistério, relação e vida.
“ A inteligência, seja ela artificial ou humana, deve encontrar sua plenitude no amor, na liberdade e na relação com Deus. Que essa colaboração possa dar frutos e que a Inteligência Artificial reflita o desígnio do Criador: inteligente, relacional e guiada pelo amor”, disse o Papa Leão XIV em entrevista ao Vatican News.
add_box Impactos da inteligência artificial em nossa realidade
Fonte: Vatican News
Catequese viva nasce do estudo e da vida de oração
Em Aparecida (SP), catequistas partilham experiências e reforçam a necessidade de formação contínua e vida espiritual para anunciar a fé às novas gerações.
Reflexão Semanal: as bem-aventuranças como caminho para nós
As bem-aventuranças revelam o caminho da verdadeira felicidade, marcado pela confiança em Deus e pela vivência do amor. Assista à reflexão completa!
Sinodalidade: a comunicação na era da inteligência artificial
Na mensagem para o Dia das Comunicações, o Papa Leão XIV destaca a responsabilidade no uso da tecnologia e o valor da escuta e da empatia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.