Você já parou para pensar se cada pessoa tem mesmo um anjo da guarda? A Igreja ensina que sim. Desde a infância, muitos aprenderam a oração simples e profunda:
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém!”
O Pe. Pablo Vinícius, C.Ss.R. explica que esses seres espirituais têm uma missão muito clara: “proteger, guiar e conduzir cada pessoa em seu caminho sempre direcionado a Deus”.
Segundo o missionário redentorista, os anjos nos defendem dos perigos visíveis e invisíveis e também intercedem por nós diante do Senhor. São amigos espirituais que auxiliam no discernimento e mostram a estrada que leva ao bem.
A Sagrada Escritura traz diversos trechos sobre os anjos. O Salmo 91 afirma: “O Senhor deu ordem aos seus anjos para em todos os caminhos te guardarem”. Essa promessa mostra o cuidado constante de Deus com seus filhos.
O Catecismo da Igreja Católica reforça essa verdade no parágrafo 336: “Desde o seu começo até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e intercessão”. Ou seja, ninguém caminha sozinho.
O Pe. Pablo destaca a proximidade desses protetores: “Quando recorremos à proteção do anjo da guarda, recorremos à proteção de um amigo fiel que não nos abandona, que nos acompanha silenciosamente, orientando-nos e afastando-nos dos perigos”.
Essa amizade espiritual é discreta, mas real. Muitas vezes, mesmo sem perceber, recebemos uma inspiração, um impulso interior para evitar o mal ou tomar uma decisão acertada. São sinais da ação de nosso anjo!
A tradição da Igreja convida a cultivar uma relação viva com esse protetor. Rezar diariamente é uma forma de reconhecer sua presença e pedir ajuda. O Papa Francisco já lembrou em uma homilia: “O anjo da guarda não é uma figura imaginária, é um companheiro que Deus colocou ao nosso lado para nos ajudar a caminhar”.
Para o Pe. Pablo, confiar no anjo da guarda é também confiar no amor de Deus: “Que possamos sempre confiar na proteção de nossos anjos da guarda, afinal somos amados e nunca abandonados por Deus”.
:: Reze ao seu Anjo da Guarda, com a simplicidade das crianças
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.