Terço das Mulheres: vivemos em família a alegria do amor!

Notícias

Santuário Nacional dá mais um passo no cuidado com a Casa Comum

A Usina São Geraldo marca mais um passo do Santuário na missão de cuidar do meio ambiente e incentivar a participação dos devotos no cuidado com a Casa Comum.

Escrito por Laís Silva

13 FEV 2026 - 16H24 (Atualizada em 13 FEV 2026 - 17H25)

Thiago Leon

Em sintonia com o magistério da Igreja Católica e com os apelos urgentes por sustentabilidade, o Santuário Nacional já realiza diversas ações que visam o cuidado com a Casa Comum. Cuidados esses, que vão desde a manutenção das áreas verdes e a limpeza da Casa da Mãe, até o Projeto Arvorecer, que incentiva os devotos a plantarem mudas em suas casas e comunidades.

Desta vez, o Santuário deu mais um passo nesta jornada de cuidado com o meio ambiente e apresentou um novo projeto que reforça seu compromisso socioambiental, a Usina São Geraldo, que será a maior estrutura de compostagem do Vale do Paraíba e o primeiro modelo do gênero na região.

A iniciativa marca um novo capítulo na responsabilidade socioambiental da instituição, integrando-se ao conjunto de ações já reconhecidas por seu impacto, como a Usina São Francisco e os programas contínuos de reflorestamento no entorno do Santuário.

“A usina demonstra o compromisso do Santuário com a sustentabilidade, fortalecendo sua imagem como referência de responsabilidade socioambiental”, afirmou Ana Luisa Taschetto, gerente de conservação do Santuário Nacional.

A proposta caminha ao encontro do compromisso histórico da Igreja em cuidar da criação. Esse compromisso também já foi apresentado aos cristãos por meio de documentos e mensagens de diversos Papas ao longo da história.

Como a carta apostólica Octogesima Adveniens, em que Paulo VI alertou sobre os riscos da exploração irresponsável da natureza e o chamado ao compromisso social, a encíclica Caritas in Veritate, na qual Bento XVI destacou a importância da proteção da criação, a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social, e a mais recente, a encíclica Laudato Si’, escrita pelo saudoso Papa Francisco, que convocou toda a humanidade à conversão ecológica.

O nome da Usina São Geraldo reforça ainda mais essa identidade. Ele que foi um Irmão redentorista conhecido por sua caridade, sensibilidade humana e cuidado com o próximo. São Geraldo Magela terá seus 300 anos de nascimento celebrados em 2026, e é inspiração para essa obra que une fé, serviço e compromisso com os mais vulneráveis.

Usina São Geraldo

Projetada para promover a gestão adequada dos resíduos sólidos, a Usina São Geraldo realiza a triagem de materiais recicláveis, o reaproveitamento de resíduos orgânicos e a produção de composto destinado ao enriquecimento do solo.

Com isso, reduz significativamente o volume de resíduos enviados a aterros, contribuindo para a preservação ambiental, a diminuição de emissões de gases e a construção de uma cultura de sustentabilidade que ultrapassa os limites institucionais.

Compostagem é o processo biológico de transformação de resíduos orgânicos, restos de alimentos, podas, folhas, borra de café, entre outros; em um composto orgânico que pode ser utilizado como adubo para agricultura, paisagismo, etc. Ela acontece pela ação de micro-organismos (bactérias e fungos) que decompõem a matéria orgânica na presença de oxigênio”, explicou Ana Luisa.

Ela também lembrou que é importante o papel do devoto nesse projeto, para haver o entendimento e colaboração da necessidade do descarte correto.

Para isso, é fundamental que o descarte dos resíduos seja feito em coletores corretos, pois, do contrário, corre-se o risco de perdermos essa matéria-prima tão valiosa para o meio ambiente.”

Assim, não somente o Santuário Nacional assume sua responsabilidade, mas sim, cada devoto pode assumir seu compromisso de cuidar da Casa Comum, pois os pequenos gestos feitos no coletivo se tornam grandes.

A Usina São Geraldo se torna um símbolo concreto dos valores do Santuário, mostrando a fé colocada em prática. Ela evidencia que evangelizar também é cuidar da criação com responsabilidade. É um gesto de serviço que inspira a sociedade a repensar sua relação com a Casa Comum.

add_circle  Saiba mais sobre a Usina de geração de energia solar, clique aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...