A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos e se prolonga até o Tríduo Pascal, no qual a igreja celebra a Instituição da Eucaristia — Lava Pés, na quinta-feira, a Paixão do Senhor, na sexta-feira e a Sua Ressurreição, já na Solene Vigília Pascal.
Nessa ocasião, pode surgir a pergunta: Afinal, em qual missa devo ir?
Leia MaisNo Sábado Santo tem missa? Entenda o que acontece nesse diaÉ importante lembrar que todos os domingos do ano são dias de preceitos, ou seja, devemos participar da Santa Missa, exceto se há impedimento como, por exemplo, algum problema de saúde.
Na Semana Santa, o único dia de preceito é o Domingo de Páscoa. No entanto, a Vigília Pascal cumpre esse papel.

Apesar disso, é a Semana Maior da nossa fé, onde somos novamente chamados a refletir com os passos de Jesus e a segui-Lo. Por isso, há um valor imensurável participar de todo o Tríduo Pascal.
“O mistério pascal, que reviveremos nos dias da Semana Santa, é sempre atual. Nós somos hoje os contemporâneos do Senhor e, como o povo de Jerusalém, como os discípulos e as mulheres, somos chamados a decidir se estar com Ele[...]
Deparamos todos os anos, na Semana Santa, com o grande cenário no qual se decide o drama definitivo não só para uma geração, mas para toda a humanidade e para cada pessoa individualmente”. (São João Paulo II, na XVII Jornada Mundial da Juventude).
Tríduo Pascal: uma única celebração
Embora o Tríduo Pascal seja dividido em três dias (quinta, sexta e sábado), trata-se de uma única celebração.
Na Missa de Quinta-feira Santa não há a bênção final. Na Sexta-feira Santa é feita somente a celebração da Paixão do Senhor (não há uma missa) e, no sábado, conclui-se a celebração com a Vigília Pascal.
:: Saiba mais sobre a Semana Maior da Igreja na nossa página especial
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.