O ato de profanar diz respeito à violação de algo que é santo, sagrado. Leia Mais O que fazer com as imagens quebradas de Santos?Além disso, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que:
"O sacrilégio consiste em profanar ou em tratar indignamente os sacramentos e outras ações litúrgicas, bem como as pessoas, as coisas e os lugares consagrados a Deus.
O sacrilégio é um pecado grave, sobretudo quando é cometido contra a Eucaristia, pois que, neste sacramento, é o próprio corpo de Cristo que Se nos torna presente substancialmente" (CIC, 2120).
Nos últimos tempos, temos visto diversos casos em que paróquias e comunidades sofrem com o ataque de malfeitores.
Nesses casos, partes das igrejas são destruídas, assim como imagens de santos. Alguns chegam a espalhar ou levar consigo as hóstias consagradas, que ficam guardadas no sacrário.
Quando isso acontece, como os fiéis devem proceder?
Padre José Carlos de Melo, conhecido como Pe. Carlinhos, pároco da Paróquia Santo Afonso, em Aparecida (SP) explicou ao A12 que, ao ser profanada uma igreja ou o sacrário, é necessária a celebração de uma “Missa de Desagravo” ou em reparação.
“E aí se prepara toda uma liturgia em desagravo daquilo que foi cometido, seja o sacrilégio contra o Corpo e Sangue de Cristo ou se quebrou-se uma imagem sagrada”, afirmou.

De acordo com o Pe. Carlinhos, na liturgia dessa missa não há muita diferença. No entanto, reza-se e é falado a respeito do ocorrido.
São Josemaria Escrivá falava que o desagravo é um gesto particular do amor, que oferece consolo à pessoa amada, ferida pelos pecados.
:: Você já sabia disso? Deixe seu comentário ou dúvida religiosa que nós tentaremos responder!
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.