Dúvidas Religiosas

O que significa "Sião" na palavra de Deus?

Este nome tem referências a diversos locais descritos na Bíblia, tanto terrestres como celestiais

Escrito por Alberto Andrade

26 SET 2022 - 15H02 (Atualizada em 26 SET 2022 - 15H33)

Wikipedia

Quando lemos a Sagrada Escritura, ou ouvimos alguma música cristã ou mesmo alguma reflexão, o nome ou a palavra Sião, aparece muitas vezes e nos mostrar diferentes significados e lugares descritos na Bíblia.

Leia MaisO conflito entre Israel e os palestinosO nome Sião, simplesmente significa "fortaleza" para uma cidade, mas também é usado para se referir à colina em Jerusalém sobre a qual o Templo foi construído. Sião também era conhecida como a sede do poder para o reino de Israel, mas também para o Reino de Deus. Sabemos que é um lugar que Deus ama e se preocupa profundamente porque a cidade também está associada ao povo escolhido de Deus, Israel.

Monte Sião

A partir desta referência judaica, o Monte é a colina mais ao oriente da antiga Jerusalém. A primeira vez que a palavra aparece na Bíblia está no livro de Samuel.

"Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a Cidade de Davi." (2Sm 5,7)

Sobre esta faixa montanhosa de terra sagrada, no Antigo Testamento, em mais de uma centena de vezes, as Escrituras mostram uma rica herança da obra redentora de Deus mesmo antes do nome Sião surgir.

  • Lá, Abraão concordou em fazer o impensável; ele amarrou seu único filho e se preparou para sacrificá-lo, tendo fé de que Deus, em vez disso, “se forneceria um cordeiro para holocausto” (Gn 22, 1). 
  • Nesta montanha, Jacó teve seu sonho que lhe permitiu subir ao céu ( Gn 28, 11).
  • E também o local onde Salomão construiu o magnífico templo do Senhor (2Cr 3).

No Novo Testamento, o Monte Sião é um lugar onde aconteceu a última Ceia, a descida do Espírito Santo e onde Jesus apareceu ressuscitado.

Wikipedia
Wikipedia


Morada de Deus

Principalmente no livro de Isaías, Sião era como casa de Deus, após a tomada da colina pelo Rei Davi e transformada na sua cidade.

"Eis-me aqui com os filhos que Javé me deu: somos sinais e presságios em Israel, da parte de Javé dos exércitos que habita no monte Sião" (Is 8, 18)

Wikipedia
Wikipedia


Jerusalém Celestial

No livro de Apocalipse, São João diz que Nova Jerusalém descerá do céu e esse é o lugar central de onde Deus governará. O céu não é tanto um lugar, mas uma Pessoa e essa Pessoa é Jesus Cristo.

“Vi depois o Cordeiro de pé sobre o monte Sião, e com ele os cento e quarenta e quatro mil que traziam na testa o nome dele e o nome de seu Pai. (Ap 14,1)

A definição do Reino fica mais clara nesta parte revelada pelo apóstolo.

"Lá não vi nenhum templo; pois seu templo é o Senhor, o Deus soberano do universo, e o Cordeiro. A cidade não precisa do sol nem da lua para iluminar; pois a glória de Deus a ilumina, e sua lâmpada é o Cordeiro. As nações caminharão a sua luz e os reis da terra virão trazer-lhe seus tesouros; suas portas nunca se fecharão de dia, pois lá não haverá noite; e virão trazer-lhe os tesouros e a riqueza das nações" (Ap 21, 22-26).


Como a Virgem Maria é compreendida pelo Islamismo?



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.