A doença celíaca é uma condição crônica de intolerância permanente ao glúten, proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Esta intolerância pode ser parcial ou total, e o tratamento indicado para os celíacos é evitar, por toda a vida, alimentos que contenham glúten.
Nesse ponto podemos nos perguntar: como as pessoas com alergia ou intolerância ao trigo podem comungar?
Leia MaisPor que o sacerdote coloca mais vinho e pouca água no cálice?CNBB divulga nota sobre ética para obter vinho canônicoA resposta está em um documento que a Igreja publicou em 2017 e que dá orientações para a confecção de hóstias especiais entre outras.
Veja alguns pontos:
1. "As hóstias completamente sem glúten são matéria inválida para a Eucaristia".
2. "São matéria válida as hóstias parcialmente desprovidas de glúten, de modo que nelas esteja presente uma quantidade de glúten suficiente para obter a panificação, sem acréscimo de substâncias estranhas e sem recorrer a procedimentos tais que desnaturem o pão."
Estas orientações são necessárias para se evitar a desnaturalização da Eucaristia, tal como foi instituída por Jesus na Última Ceia: é abuso utilizar hóstias feitas de outras substâncias que não o trigo original, ou vinho modificado, sem álcool.
Assim, para que os celíacos possam comungar, existem as seguintes alternativas:
Aqueles com grau médio ou baixo de intolerância devem adquirir hóstias especiais (existem no mercado) com reduzida quantidade de glúten, depositá-la numa patena separada (ou, no caso de viagens, onde se vai comungar em diferentes paróquias, acondicionar várias destas hóstias numa teca exclusiva), e colocá-la sobre o altar com os outros recipientes, explicando a situação para o celebrante, antes da Missa.
Mas, nos casos de intolerância extrema ao glúten, a Igreja indica que o fiel deve comungar apenas na forma líquida:
1. "O fiel que sofre de fluxo celíaco, de sorte a ficar impedido de comungar sob a espécie do pão, inclusive o pão parcialmente desprovido de glúten, pode comungar somente sob a espécie do vinho."
Nesse caso, o celíaco deve adquirir um cálice exclusivo (com a parte interna em ouro), que pode ser encontrado em lojas especializadas e, igualmente, colocá-lo sobre o altar para que o vinho seja consagrado no momento propício.
Não é apropriado comungar do mesmo cálice do sacerdote, pois ali também podem ficar resíduos de hóstia consagrada, colocada durante a oração do Cordeiro de Deus (rezada pouco antes da comunhão).

Outra orientação importante diz respeito aos sacerdotes celíacos. De acordo com o mesmo documento da Congregação para a Doutrina da Fé, esses não podem celebrar o santo sacrifício sob as seguintes circunstâncias:
1. "O sacerdote impossibilitado de comungar sob a espécie do pão, inclusive o pão parcialmente desprovido de glúten, não pode celebrar a Eucaristia individualmente, nem presidir a concelebração".
2. "Dada a centralidade da celebração eucarística na vida sacerdotal, é necessário usar de muita cautela antes de admitir ao presbiterado candidatos que não podem, sem grave dano, ingerir glúten ou álcool etílico."
Deve-se entender que, para que o sacrifício da Missa seja completo, é necessário que o sacerdote comungue do pão e do vinho. Se isso não acontecer, a Missa está incompleta.
Entretanto, a Santa Igreja nunca deixa de apresentar soluções para que todos os fiéis possam participar dos sacramentos, pois o desejo de Deus é justamente o de que ninguém seja impedido de receber as Suas graças, oferecidas, principalmente, através destes mesmos sacramentos.
Saiba como são produzidas as hóstias
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.